Empresas on-line buscam sempre formas de aumentar suas vendas e engajar novos clientes. Entretanto, uma pergunta frequente é: de que forma podemos avaliar o lucro dessas vendas? Pois, é com este cálculo, que podemos definir qual será o fluxo de caixa da loja.
Essa margem de lucro demonstrará se você está utilizando seus recursos da forma mais eficiente possível e se está, de fato, aumentando a rentabilidade do negócio.
Em síntese, é definida como uma proporção dos lucros obtidos com os seus investimentos ao longo de um período específico. Existem dois tipos que as empresas consideram: bruto e líquido.
Margem de Lucro Bruto
Comumente utilizada para determinar a margem de um único produto ou serviço. Para isso, basta subtrair o custo de materiais e mão de obra deste item do seu valor de venda. Em seguida, divida o resultado pelo preço de venda. Este é o percentual de lucro bruto.
Em um exemplo prático: um produto custa R$ 50, teve um custo de produção de R$ 40, realizamos a subtração e restam R$ 10. Dividindo esse valor pelo custo de R$ 50, temos 0,2. Ou seja, 20% de lucro na venda.
Margem de Lucro Líquido
Essa margem é utilizada para definir o lucro total da empresa. Calculamos através das vendas totais da empresa durante um período, subtraindo as despesas totais e dividindo o resultado pela receita total.
Se sua empresa gerou R$ 10 milhões e tem despesas de R$ 5 milhões, a margem de lucro líquido será de 50%.
Como usar o Lucro Líquido para avaliar as vendas online?
Quando usadas, servem para empresas aumentarem suas receitas, avaliarem um produto, serviço ou comparar resultados. A ideia é ver o que está funcionando e o que não está dando tanto resultado, para poupar recursos e reinvestir em outros aspectos.
Para alcançar a exatidão nesse cálculo, deve reunir todos os dados financeiros, seja folha de pagamento, custos operacionais, administrativos, transporte, envios, reparos e tudo que afete o seu negócio deve estar na lista de despesas totais.
Logo, todas as formas de receita devem ser juntadas também. Taxas de transação e contratos de manutenção também podem ser incluídas nessa lista, para ter total certeza do resultado obtido. Com essas informações, realize o cálculo de subtração pela despesa e divisão pela receita.
Como aproveitar ao máximo os recursos do meu e-commerce?
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