Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/load.php on line 760

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/theme.php on line 2354

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819
Plataforma para loja virtual: saiba quais são os tipos e qual escolher – Levr
Quero falar com um consultor!

Plataforma para loja virtual: saiba quais são os tipos e qual escolher

Existem quatro tipos de plataforma para loja virtual, entenda quais são as diferenças entre elas e como escolher.

Escolher a plataforma para loja virtual pode ser uma tarefa complicada para o gestor. Isso porque existem quatro tipos diferentes, com vantagens e desvantagens em vários aspectos. Por isso, é importante que haja um planejamento estratégico para saber definir em qual modelo de plataforma para loja virtual o seu e-commerce atingirá os resultados desejados.

 

Dependendo das características do seu negócio, o segmento e o tipo de plataforma é possível ter mais ou menos crescimento e lucratividade em longo prazo.

 

Pensando nisso, elaboramos este artigo que irá te nortear sobre a importância dessa plataforma e os diferentes tipos de modelo que mais combinam com o seu negócio. Vamos lá?

 

O que é uma plataforma para loja virtual?

Todo e-commerce precisa de um sistema responsável pela criação e gestão de loja online. Ou seja, é a plataforma para loja virtual que permite realizar os processos dentro do e-commerce, desde o cadastro de produtos, até a venda.

 

Por isso ela é tão importante e demanda tamanha atenção. O primeiro passo que um gestor deve tomar é o planejamento, dentro dele estão todos os objetivos que a empresa quer alcançar e quais serão as etapas e processos necessários para isso. Dentro desse planejamento, a primeira etapa é escolher qual modelo de plataforma seguir para alcançar os objetivos traçados.

 

Os principais requisitos que ela precisa apresentar são:

  • Proteção de informações pessoais dos clientes;
  • Formular relatórios;
  • Possibilidade de combinação de ferramentas que viabilizam a integração de diferentes tarefas (como o cálculo do frete).
  • Estrutura compatível com o tamanho do seu negócio, para evitar que o número de vendas caia.

 

Quais são os 4 tipos de plataforma para loja virtual?

Agora que você está um pouco mais familiarizado com a importância delas, chegou o momento de descobrir quais são os quatro tipos diferentes.

 

  1. Plataforma Open Source

Esse modelo de plataforma é baseado em códigos abertos gratuitos e muito utilizado por e-commerces em início de operação.

 

Nele, o lojista não arca com o custo de aquisição, porém muitos outros gastos serão necessários, como a contratação de uma equipe de desenvolvimento para personalizar a plataforma e, também, a hospedagem do sistema.

 

Apesar de parecer atrativa por ser mais barata e com vários processos já encaminhados, as despesas com implementação, manutenção e funcionalidade podem torná-la mais cara do que o esperado, além de outros dois contras que podem acontecer, como:

  • Risco de invasão e comprometimento da segurança, já que os mesmos códigos disponibilizados à sua empresa, são, também, os códigos utilizados por outros públicos;
  • Falta de suporte por parte dos desenvolvedores, visto que eles não assumem a responsabilidade por possíveis problemas, nem atualizações para correção de falhas. Por conta disso, é necessário contratar uma equipe de TI que ficará responsável por essa parte.

 

Esse tipo de plataforma é ideal para um e-commerce menor ou iniciante, em que um sistema simples, como WordPress, funciona muito bem, como também para grandes lojas, que tenham condições de investir em uma boa infraestrutura de TI e usar a plataforma Magento, por exemplo.

 

  1. Plataforma SaaS

Esse é um dos tipos de plataforma para loja virtual mais utilizados. Ele mantém o sistema disponível em uma nuvem, em que o gestor pode acessá-lo onde e quando quiser, desde que esteja utilizando um dispositivo conectado à internet.

 

Basicamente, desenvolve-se uma plataforma personalizável, comercializada com base no pagamento de uma mensalidade ou pode haver cobrança de taxa de participação sobre as vendas.

 

Seus principais benefícios são:

  • Alta performance;
  • Atualizações periódicas;
  • Inúmeras possibilidades de integração e customização;
  • Menor tempo de implementação;
  • Menor custo.

 

Diferente da Open Source, aqui a responsabilidade sobre questões técnicas fica na mão dos desenvolvedores, com equipe para suporte e solução de problemas. Isso é ótimo, pois há um incentivo maior para a busca de melhorias da plataforma.

 

Por outro lado, há espaço para a realização de outros processos com maior autonomia, como por exemplo, a mudança do layout ou cadastro de produto. Essas atividades são feitas de forma simples e direta, sem a necessidade da ajuda do desenvolvedor.

 

É importante destacar que a plataforma SaaS oferece espaço não só para quem está começando, mas para quem precisa de evolução a todo momento, desde que tenha regras de negócios comuns e procure agilidade. Isso porque existem dois possíveis perfis:

 

  • Varejo, que podem usar plataformas mais simples, como Nuvem Shop e Tray;
  • Corporativo, que necessitam de integração de sistemas (como ERPs) e de uma plataforma mais robusta, como Vtex e Tray Corp.

 

  1. Plataforma Proprietária

Caso opte por colocar a loja virtual no ar com uma plataforma proprietária, é preciso adquirir uma licença que te autoriza a usar o código fonte desenvolvido por terceiros.

 

Nesse caso, há total flexibilidade de atuação, em que você pode customizar a plataforma toda como bem entender. Por outro lado, você pode ter um custo maior, já que será necessário contratar uma equipe de TI para realizar e acompanhar as alterações necessárias.

 

É importante lembrar que, apesar de parecerem iguais, a plataforma open source e a proprietária se diferem em um ponto: a primeira é aberta e a segunda, fechada.

 

Isso quer dizer que na plataforma proprietária você pode usar o código fonte, mas não terá acesso à ele, já que o sistema ainda pertencerá à empresa desenvolvedora. Essa situação pode causar uma falsa sensação de segurança, porque mesmo com um código fechado, sua plataforma ainda está suscetível a ataques de hackers.

 

Esse modelo é ideal para tipos de negócio muito específicos, com regras específicas que as demais plataformas padrões não proveem, como por exemplo, a Ideia no Ar (especializada em marketplaces).

 

Por isso é muito importante ter uma empresa especializada em e-commerce acompanhando e cuidando da sua loja virtual.

 

  1. Plataforma Licenciada

 

Esse modelo de plataforma para loja virtual consiste em uma cobrança mensal por uma licença para utilizar o código fonte desenvolvido por terceiros, porém o desenvolvedor fica responsável pelas atualizações do sistema.

 

Esse modelo também é ideal para negócios específicos, com regras específicas, e se faz necessário contar com uma equipe própria de TI para a criação e manutenção do e-commerce, porém essa equipe não precisa ser muito grande.

 

Como escolher a melhor plataforma para loja virtual?

Existem muitas opções disponíveis no mercado, cada uma delas com a sua particularidade. Então é natural surgir um pouco de dificuldade e insegurança na hora de decidir qual combina com o seu e-commerce. Para facilitar nessa decisão, preparamos uma lista com os aspectos que precisam de mais atenção. Acompanhe a seguir:

 

  • Custos totais;
  • Segurança;
  • Suporte;
  • Realização de integrações (e-mail marketing, relacionamento com o cliente, entre outras);
  • Capacidade do servidor (suportar picos de acesso)
  • Responsividade e site mobile friendly;
  • Escalabilidade (preparado para crescer).

 

Em suma, as plataformas com código aberto (open source e proprietária) trazem a liberdade de customizar de acordo com o seu tipo de negócio, porém, o custo pode ser mais alto. Elas combinam mais com grandes empresas ou regras de negócios específicas. Já a licenciada faz mais sentido para um nicho muito específico de negócio. E, por fim, a SaaS tem menor custo de desenvolvimento e infraestrutura, porém não dá completa liberdade para customização.

 

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de plataforma para loja virtual, fica mais fácil escolher a melhor opção para o seu e-commerce, basta saber o que os processos do seu negócio exigem e qual modelo dá conta do recado. Lembre-se de pensar não só a curto prazo, mas a longo também, pois a plataforma deverá suportar o crescimento da sua empresa.

 

Gostaria de uma consultoria gratuita para saber se sua operação está na melhor plataforma para sua realidade? Aqui na Levr nós cuidamos dos processos da sua loja virtual desde a implantação, até o pós venda. Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *