Quem é empresário sabe: ter um tráfego alto na loja virtual e realizar diversas vendas é a meta desejada. Entretanto, começar a vender sem o devido controle de todas as operações que envolvem um comércio digital pode trazer prejuízos seríssimos para o seu e-commerce.
Com a alta das vendas on-line, os compradores desejam que a mercadoria chegue o quanto antes em sua casa. Para atender essa demanda com sucesso, é necessário ter certos conhecimentos sobre como funciona a logística para e-commerces, como: disponibilidade de estoque, preparação para o encaminhamento até a transportadora, precificação correta envolvendo custo de produto por custo de entrega etc. Por isso, separamos abaixo 5 estratégias para você turbinar ainda mais a logística do seu e-commerce. Confira!
Calcule o peso cubado dos produtos
Essa métrica mede a densidade da carga para calcular o frete. A mercadoria, sem estar embalada, pesa X. Quando está devidamente embalada para entrega, pesa Y. O maior peso será referência para o preço final da transportadora.
Apesar de ser uma tática com essa finalidade, pode também te ajudar a conferir qual o espaço necessário para o armazenamento das caixas.
Faça negociações com as transportadoras
Estar no ramo de vendas é uma constante negociação com clientes, servindo também para parceiros e terceiros contratados. No caso da transportadora, os valores podem ser mais favoráveis através de acordos. De forma básica, quanto mais envios você tiver, menos você paga. É comum ter um espaço de tempo antes das taxas aumentarem caso as vendas caiam, mas planeje-se para não ter surpresas no futuro.
Não é necessário começar com uma gigante da área de entregas. No decorrer da evolução da loja, estude as proporções que o comércio está tomando e, se necessário, troque para uma transportadora especialista no alto volume da sua demanda. O preço será maior, entretanto, é necessário para manter a qualidade no serviço que está prestando. Afinal, ninguém gosta de problemas para receber a compra.
Ofereça o frete grátis com um valor mínimo de compra
Utilizar essa estratégia é vantajosa para dar um bom salto no seu lucro. Apesar de muitas vezes o frete ser consideravelmente tranquilo para pagar, ainda assim é um frete e incomoda o bolso.
Logo, se você tiver um valor que garanta a gratuidade da entrega, o comprador se sentirá mais apto a comprar mais algumas coisas, fazendo valer a pena em questão da taxa de entrega.
Cobre o valor exato da entrega
Se não for possível lidar com os custos de frete para deixá-lo gratuito, cobre o valor exato da taxa. Apesar dos clientes precisarem pagá-lo, saberão que você não está arrecadando em cima disso. Se puder, disponibilize diversas opções de entrega.
Apesar de ser um ponto “negativo”, a transparência e variedade de transportadoras com preços e tempo de entrega diferentes será uma forma de deixar o comprador no controle.
Opte por um operador de fulfillment
Fulfillment se refere a logística completa do pedido do cliente, a soma de todos os processos desde que a compra foi efetuada até chegar no destino. Eles receberão as mercadorias dos fornecedores, armazenarão, farão a gestão do estoque, importação de pedido, separação, embalagem, expedição e supervisionarão as entregas.
Dessa forma, você terá mais liberdade para se concentrar na sua loja enquanto outros profissionais irão gerir suas vendas.
Como melhorar o meu e-commerce?
Quer aplicar essas estratégias no seu negócio? A Levr é especialista em e-commerce! Nossa equipe tem o know-how para ajudar a potencializar o seu comércio, seja qual for o seu segmento.
O que acha de marcarmos um café? Entre em contato conosco aqui.