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Conheça a história do AliExpress e as vantagens de aderir o Mobile Marketing para seu e-commerce – Levr
Quero falar com um consultor!

Conheça a história do AliExpress e as vantagens de aderir o Mobile Marketing para seu e-commerce

É facilmente perceptível quando saímos as ruas que cada cidadão carrega seu smartphone. No primeiro semestre de 2019, o Brasil alcançou a marca de 230 milhões de celulares ativos, mais de um aparelho por cidadão. Nos transportes públicos podemos observar que as pessoas migram de aplicativos durante toda a viagem, mandam mensagens via WhatsApp, navegam pelo Facebook e curtem fotografias no Instagram, tudo em poucos minutos. Para um vendedor é essencial estar neste meio, tanto investindo com publicidades pagas como tendo seu próprio aplicativo.

Alcançar o público pode ser considerado fácil, tendo em conta que o seu desafio é atrair sua atenção e fazê-lo consumir o que você oferece. E para isso, quanto mais simples o caminho de acesso, maiores as chances de o usuário ter contato com seus produtos ou serviços e possivelmente adquiri-los.

Antes de nos aprofundar em como o AliExpress utilizou isso e tornou-se uma potência internacional, vamos deixar claro o que é de fato Mobile Marketing.

O que é o Mobile Marketing

Funciona exatamente como o marketing comum, você ainda deve analisar o mercado, definir as estratégias, planejar suas ações e fazer sua gestão, mas adaptando para o dispositivo móvel. Visualize a internet como de fato ela é, uma rede que interliga todos os dispositivos e permite comunicações instantâneas em todo o mundo. Antigamente era necessário estar em nossas casas utilizando um computador para acessar essa rede, hoje andamos com ela na palma de nossas mãos com os celulares.

Quando vemos algo que julgamos interessante e pensamos que outro alguém também poderia gostar, em questão de segundos compartilhamos a informação com essa pessoa. O Mobile Marketing se insere para atingir este propósito: ser notado, avaliado e compartilhado, gerando um efeito cascata.

E como é feito? A estratégia de Mobile Marketing utiliza principalmente as redes sociais para divulgação de conteúdo e possuindo um aplicativo para servir como destino final dos consumidores. Analisando o trajeto de forma simples, é criar um engajamento para o usuário. Ele visualiza o conteúdo, acessa a página do produto ou serviço e compartilha com mais pessoas através de posts em redes sociais ou links para aplicativos de comunicação que irão dar acesso à página do que está sendo oferecido. Anúncios pagos também são bem-vindos para aumentar a visibilidade enquanto o usuário navega em outros aplicativos.

Como dito anteriormente, esta é uma visão simplificada. Por trás do marketing digital existem estudos direcionados para atingir o público-alvo da maneira mais eficiente que possa causar o engajamento e também podem existir investimentos monetários.

Como o AliExpress teve sucesso através do aplicativo mobile

Em 2011 o AliExpress – serviço de varejo online do Grupo Alibaba – decidiu investir em seu aplicativo para celulares, o qual serviria tanto para os compradores quanto para os vendedores. Sabendo que o público estava acostumado a visitar o site em computadores ou visualizar sua versão otimizada para os navegadores mobile, investiram em criar uma interface nestes padrões para que não causasse estranheza e utilizaram as mesmas campanhas que serviam para atrair o público para o site de desktop, mas adaptando para induzi-los a baixar o aplicativo de celular. Uma das ações que funcionaram muito bem foram os bônus por recomendação. Se recomendasse um amigo a baixar o aplicativo, ganharia um percentual de desconto em sua próxima compra.

Em seu processo de desenvolvimento, diversos testes foram realizados para que o processo de comprar fosse o mais confortável possível, o app atribuiu localização para realizar a tradução dos textos, assim como sempre que possível é disponibilizado o pagamento através da moeda da região em que o usuário vive. Além disso, o grupo também investiu em outras redes sociais, como Snapchat, para manter seu público o maior tempo possível ligado à marca, criando compradores em potencial.

Analisando um potencial sucesso, investiram em peso no Brasil, tendo em conta que em 2018 o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% com o faturamento de R$ 23,6 bilhões somente no primeiro semestre. O AliExpress conseguiu se aproximar tão bem que é o terceiro site que os brasileiros mais compram produtos digitalmente. Mesmo com um tempo de entrega consideravelmente longo – por volta de 40 dias ou mais – os brasileiros continuam comprando devido a facilidade e os preços baixos. Entretanto, já estão buscando soluções para reduzir esse tempo pela metade, garantindo ainda mais o conforto e o retorno dos compradores.

Como aderir essa ferramenta e expandir seu e-commerce

Claramente estamos falando de uma empresa bilionária, mas todos começamos do zero, e ainda assim conseguimos pegar ótimos pontos do AliExpress e aderir a sua loja virtual.

Antes de qualquer dica de desenvolvimento, devemos nos atentar ao detalhe mais importante: o cliente. O AliExpress conquistou o coração do brasileiro por se mostrar atencioso ao formato de compras aqui realizado, disponibilizando o pagamento em real, interface localizada para o nosso português, oportunidade dos comerciantes locais se apropriarem da plataforma e agora tentando ao máximo reduzir o tempo de entrega. Esses detalhes fazem toda a diferença quando se trata de e-commerce, deixar seu cliente seguro e confortável pode garantir um retorno maior do que o esperado.

Para ter um grande alcance e engajar as pessoas a acessarem seu site ou aplicativo, crie as redes sociais da sua loja. Através destes canais você gera conteúdos que vendam a sua proposta, fideliza os clientes e aumenta a visibilidade através dos compartilhamentos. Esta ferramenta é essencial para qualquer empresta, visto que o público brasileiro passa em média 9 horas e 29 minutos na internet, sendo 3 horas e 34 minutos nas redes sociais.

Tenha uma identidade visual única para todas as suas plataformas, incluindo o site e aplicativo. Isso vai ajudar a fácil assimilação do cliente à marca. Use bastante imagens e vídeos para as postagens, textos longos podem afastar o interesse do público. Deve criar algo atrativo e que transmita a mensagem de forma simples, com o intuito de transportar o usuário da rede social para o aplicativo ou site.

Durante a interação com os clientes nas redes sociais, seja o mais orgânico possível sem perder o profissionalismo. Um bom suporte que fale a língua do cliente consegue o fidelizar por demonstrar que está recebendo um tratamento individual sem qualquer aspecto robótico. Um cliente satisfeito com o atendimento certamente irá iniciar um relacionamento com a empresa, ou voltar a realizar compras.

Com estas dicas, seu e-commerce ganhará uma grande visibilidade e começará a render um público maior através das redes sociais.

Agora confira mais sobre a importância do marketing de conteúdo para seu e-commerce aqui!

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