Saber como fazer queima de estoque da forma correta permite que o negócio potencialize seus resultados de forma expressiva. Em linhas gerais, é uma forma de o negócio renovar o estoque com produtos mais novos ou atualizados, gerar receita e conquistar novos clientes.
Independentemente do segmento, a estratégia é fundamental para gerar conversões, aumentar os rendimentos e evitar o acúmulo de produtos, que pode ser prejudicial para o negócio. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema para não errar no planejamento!
Faça um diagnóstico do estoque
O primeiro passo é identificar os itens de estoque para entender as razões de estarem parados. A partir daí é possível agrupar aqueles que entrarão em promoção. Adote critérios como tempo que estão parados, sazonalidade, categoria, margem de lucro, preço de aquisição, entre outros. A ideia aqui é criar um padrão baseado nas características do produto, em especial a sua demanda.
Defina os objetivos
Você quer desencalhar os produtos? Aumentar a quantidade de conversões? Tornar a marca mais conhecida? Quer que seus clientes conheçam uma nova linha de produtos? Quer aumentar a arrecadação do negócio? Esses são alguns dos objetivos que podem ser empregados na queima de estoque.
Definir objetivos claros vai impactar em outras definições, como o público que será impactado, a forma como a estratégia será conduzida, que tipo de desconto será oferecido, entre outros pontos.
Defina quais produtos farão parte da queima de estoque
Não só os produtos, mas também a quantidade que planeja vender durante a ação. Essa etapa deve levar em consideração os objetivos do item anterior. Por exemplo, se o objetivo é conquistar novos clientes, o gestor deve selecionar itens mais valorizados pelo público e que costumam ter preços mais elevados fora da época de promoções.
Agora, se o objetivo é aumentar as vendas, selecione os itens que são procurados com maior frequência. Aquele público que está há muito tempo sem comprar nada ficará tentado a aproveitar os bons preços e ainda poderá adquirir outros itens.
Crie promoções estratégicas e criativas
O mercado oferece uma gama de possibilidades para os lojistas que querem fazer queima de estoque. Entre as mais utilizadas estão:
Desconto progressivo
Esse tipo de promoção concede um desconto para cada item além do primeiro adquirido. Por exemplo, o primeiro item tem valor integral, o segundo recebe um desconto de 10%, o terceiro 15%, o quarto 20% e assim por diante. Essa é uma estratégia ideal para vender produtos relacionados, como roupas e acessórios, funcionando bem para aumentar o ticket médio.
Leve 3 e pague 2
Esse tipo de estratégia é interessante para quem tem um acervo grande de produtos e definiu como objetivo escoar o estoque.
Liquidação
Esse tipo de promoção visa oferecer descontos reais (já calculados ou por meio de cupons). Ideal para quem definiu como objetivo atrair novos consumidores, aumentar vendas ou aumentar conversões.
Utilize diferentes canais de comunicação
A expressão “quem não é visto, não é lembrado” faz muito sentido no comércio, independentemente se o negócio é tradicional ou digital. Daí a importância de utilizar diferentes canais para divulgar as vendas, estreitar o relacionamento com o cliente e principalmente aprender com ele.
Entre as possibilidades estão:
- redes sociais;
- publicidade em buscadores;
- e-mail marketing;
- canal no Youtube;
- conteúdo em blogs e site;
- anúncios na mídia física como revista e jornais, etc.
A definição dos melhores canais e das abordagens varia de acordo com o seu público-alvo. Entender o seu comportamento ajudará a entender também o mercado e como fazer queima de estoque eficiente. Portanto, estude quem tem potencial de compra para aqueles itens específicos a fim de tornar sua estratégia assertiva.
Gostou das dicas? Tem outras sugestões? Compartilhe conosco suas ideias e experiências em queima de estoque!