O WhatsApp Business se tornou uma ferramenta indispensável para diferentes segmentos e o e-commerce também pode se beneficiar dele. Diferentemente do aplicativo convencional, essa versão foi desenvolvida para empresas, trazendo uma série de benefícios, como mensagens automáticas e relatórios que permitem aperfeiçoar a estratégia de atendimento como um todo.
Em linhas gerais, o e-commerce precisa estar onde o cliente tem maior facilidade de contato e, como atualmente ninguém vive sem celular e seus recursos, é importante levá-los em consideração. As funções da aplicação são determinantes para gerar conversões e melhorar os resultados do negócio. Saiba como lendo o post!
Como o e-commerce pode se beneficiar do WhatsApp Business?
O aplicativo permite estreitar o relacionamento com o público, respondê-lo rapidamente e, assim, demonstrar a eficiência do seu atendimento. Entre as possibilidades, podemos ressaltar:
Criação de um perfil corporativo
A loja virtual pode criar um perfil comercial adicionando informações úteis aos seus clientes, a exemplo do endereço, descrição do negócio, telefone fixo para contato, e-mail e site. A vantagem está na verificação do WhatsApp, que concede um selo após a confirmação que aquele número pertence a uma marca real.
O negócio passa a ser listado como um perfil corporativo. Dessa forma, todos os usuários que entrarem em contato vão saber que estão conversando com uma empresa.
Classificação de clientes com etiquetas
Você pode usar as etiquetas padrão ou criar novas. Assim, pode agrupar clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros. Entre as etiquetas padrão estão:
- novo cliente;
- novo pedido;
- pedido finalizado;
- pagamento pendente;
- pago;
- pedido finalizado.
Se quiser vá no diretório Configurações > Etiquetas para criar novas em (+). Esse recurso permite classificar os clientes, o que proporciona maior agilidade ao atendimento do e-commerce.
Migração de conversas
Esse é um recurso para aquelas empresas que utilizam o WhatsApp convencional para atender seus consumidores. Com a função, todas as conversas antigas migram para o novo aplicativo, automaticamente. Você não perde contatos e pode dar sequência ao atendimento.
Criação de respostas rápidas
São mensagens previamente salvas pela empresa. Geralmente são aquelas enviadas com maior frequência, que podem ser reutilizadas para responder questionamentos comuns. Entre eles, preços, prazos de entrega, condições de pagamento etc. Também é possível informar ausência ou passar um recado de espera.
Para cadastrar respostas rápidas, basta acessar o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa. No diretório, é possível definir e editar três tipos de mensagens:
mensagem de saudação;
mensagem de ausência;
respostas rápidas;
Para isso, basta ir ao ícone (+) para editar a mensagem, que pode incluir texto e emojis. A vantagem está na definição de um atalho para as mensagens.
Acompanhamento de estatísticas
O WhatsApp Business disponibiliza métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas pelos usuários interessados em suas ofertas, produtos ou serviços, entre outras.
As estatísticas estão disponíveis no menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.
Nesse diretórios, é possível visualizar gráficos e dados mais complexos. Essas informações são determinantes para aperfeiçoar a estratégia, definir ações e ser mais preciso no contato com o público.
Produção de conteúdo para o WhatsApp
Os gestores das lojas virtuais têm em mãos a possibilidade de produzir conteúdo específico para a plataforma em diferentes formatos. Vídeos, textos, imagens, gifs e até emoticons.
A ideia é estreitar o relacionamento por meio da linguagem que o cliente costuma “escutar”. Contudo, é necessário cuidado com a busca de uma identidade que o público será capaz de reconhecer como sua.
O WhatsApp Business é uma ferramenta importante, que permite se comunicar de forma rápida e eficiente. O negócio pode aprender com seu consumidor, entender o que ele precisa e, a partir daí, oferecer soluções de seu interesse. Por isso, é importante desenvolver uma estratégia baseada no comportamento do consumidor. Assim, as chances de obter bons resultados são maiores.
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