Você sabe qual é a diferença entre publicidade e propaganda? Embora muitas pessoas considerem os termos como sinônimos, na verdade eles podem integrar estratégias diferentes para a expansão da marca e fidelização dos consumidores.
Neste texto, você verá o que significa cada um dos termos e como eles funcionam. Além disso, estará preparado para integrá-los em sua estratégia, aumentando as vendas e a identificação com os consumidores.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, tire agora mesmo suas dúvidas. Boa leitura!
O que é publicidade?
Comumente, a ideia de publicidade é ligada à propaganda. Ela não é gratuita, uma vez que os promotores da marca utilizam os mais diversos meios de comunicação para se dirigir ao público-alvo.
Por isso, a publicidade tem fim comercial e pretende agregar valor a alguma área de interesse do consumidor — como saúde, beleza, bem-estar, conforto etc. Com isso, o usuário terá, em tese, maior impulsão para a aquisição.
Quais são os objetivos da publicidade?
O objetivo da publicidade é despertar o interesse do consumidor em adquirir os serviços e produtos de uma empresa. Por isso, normalmente, a área destinada é denominada como “espaço publicitário”.
Em jornais, vídeos, revistas e sites, é comum que o conteúdo receba certo destaque. Isso garante que o usuário consiga entender a mensagem passada pela empresa naquele veículo de comunicação.
Quando a publicidade é usada?
A publicidade é uma das principais formas de uma empresa conseguir novos clientes e manter os atuais. Tudo isso pode ser feito a partir de campanhas de lançamento de produtos, promoções ou outras ações publicitárias que possam fortalecer a marca.
O que é propaganda?
Diferentemente do que se pensa, a propaganda normalmente é gratuita — é o que acontece, por exemplo, nas campanhas políticas. Mais do que isso, ela conta com algum cunho ideológico. Isso acontece por conter valores religiosos, culturais e morais. Nesse sentido, a essência da propaganda é sensibilizar, informar e alertar os usuários sobre conteúdos ideológicos.
Quais são os objetivos da propaganda?
Diferentemente da publicidade, a propaganda tenta se relacionar com o usuário a partir das ideias mais íntimas que ele possui, ligadas à religião, política e valores morais. Ou seja, a pessoa tende a se identificar com uma pauta e se tornar uma defensora do que foi propagado. É justamente isso que é a propaganda: propagação de ideias.
Quando a propaganda é usada?
A propaganda é usada para desenvolver no usuário:
- identificação mais profunda com a marca ou organização;
- Convencimento sobre determinadas pautas trazidas pela organização;
- disponibilidade para levantar determinada bandeira.
Como a publicidade e a propaganda no e-commerce para atrair clientes?
A publicidade já é usada no e-commerce para conseguir mais clientes, principalmente pelo uso de plataformas de links patrocinados (como o Google Ads e Facebook Ads). Nesses casos, os usuários veem produtos que sejam interessantes para eles e entram diretamente no site para concluir a compra.
A propaganda, por outro lado, não é tão usada por pequenos e médios negócios. Mas isso não é causado por uma eventual limitação de aplicabilidade. Quando as empresas começarem a se conectar mais intimamente com os consumidores, ficarão mais prontas para fortalecer sua marca e vender ainda mais.
Os novos clientes não procuram apenas por preços baixos. Eles querem se identificar com empresas que compartilhem o mesmo pensamento. Ou seja, é essencial que as instituições também tenham personalidades bem claras aos consumidores. Caso contrário, serão apenas mais uma marca, em meio a inúmeras outras.
Entender a diferença entre publicidade e propaganda é útil para conseguir trabalhar a força de uma marca com mais propriedade. Assim, além de oferecer melhores produtos, queimas de estoque e promoções para seu público, a partir de publicidade segmentada, será possível conseguir identificação com ele por meio de causas e valores em comum.
Dúvidas sanadas sobre esses conceitos tão importantes, que tal saber como aumentar suas vendas? Assine agora mesmo nossa newsletter e receba conteúdo em primeira mão em sua caixa de entrada!