De acordo com o Ebit, mais de ¼ das vendas do e-commerce brasileiro estão sendo feitas por meio de dispositivos móveis, então é de se espantar que ainda existam lojas virtuais sem layout adaptável. Um site responsivo para e-commerce é fundamental, não apenas para atender essa parcela de compradores, mas também para se posicionar frente ao mercado.
Quer entender mais sobre o conceito, sua importância e as vantagens de ser mobile friendly? Leia o post de hoje!
O que é um site responsivo?
Em linhas gerais, um site responsivo é aquele cujo layout e ferramentas se adaptam aos diferentes tamanhos de tela, sem perder a resolução, navegabilidade e velocidade do carregamento das páginas.
Para isso, é importante contar com um código limpo. Assim, se um usuário acessar a página por um smartphone, ele não precisará carregar códigos de programação desnecessários.
É importante se atentar, principalmente, às imagens, que devem ser perfeitas, independentemente se a conexão é feita via celular ou computador de casa.
Qual é a sua importância?
Mencionamos que mais de ¼ das vendas são feitas por dispositivos móveis. Mais precisamente, foram 27,3% das transações do e-commerce em 2017, de acordo com o Ebit. Trata-se de um público que não pode ser negligenciado na era das redes sociais.
Um cliente que não consegue acessar o seu site de maneira satisfatória, reclama não só na mídia social, mas também em sites específicos, o que espanta novos consumidores.
O Google também realizou mudanças sensíveis em seu algoritmo de buscas. Ele passou a dar prioridade aos sites mobile friendly, penalizando aqueles que ainda não o são.
Quais são as suas vantagens?
Os pontos acima mostram que ter uma loja virtual responsiva é indispensável. Agora, vamos falar das vantagens.
Melhora a experiência do usuário
Sites responsivos evitam que o usuário tenha que fazer movimentos de pinça com os dedos para ampliar os elementos e, assim, visualizá-los.
Melhora o ranqueamento no Google
Quando você investe em ser mobile friendly, há uma melhoria sensível nos resultados orgânicos do Google. Isso porque o algoritmo da ferramenta entende a relevância da página, fazendo com que ela suba posições quando um usuário fizer uma busca. Com isso, a marca ganha mais visibilidade.
Aumenta a conversão
A lógica é simples: um site responsivo atrai mais usuários. Se o cliente não consegue acessar uma página, ele vai buscar outra.
Permite a unificação das estratégias de marketing digital
Não é preciso levar em conta dinâmicas diferentes para cada canal de acesso. Com essa “unificação” das plataformas, o negócio tem mais facilidade para desenvolver estratégias, além de um público mais amplo que pode conhecer a proposta.
Facilita o gerenciamento
A gestão passa a ser mais dinâmica. Por exemplo, se for feita uma atualização nos sites responsivos, não há possibilidade de delay. Todo o conteúdo no desktop também será facilmente acessado em tablets e outros dispositivos.
Além disso, dependendo da plataforma, os gestores podem conduzir o e-commerce do próprio celular, adicionando produtos e acompanhando pedidos.
Vale a pena contar com ajuda profissional?
O layout responsivo pode ditar o sucesso ou o fracasso de uma loja virtual. Isso porque o negócio se posiciona, ganha um diferencial de mercado, é bem visto pelo público, aumenta suas conversões, etc.
São muitas as vantagens que um site responsivo para e-commerce traz. Contudo, é preciso contar com ajuda profissional para o planejamento e desenvolvimento da sua interface. Afinal, são eles que estão a par das novidades e podem conduzir as mudanças da melhor maneira.