O advento de novas tecnologias permite que o dia a dia seja mais fácil. Um dos grandes benefícios da internet é o acesso a uma variedade infinita de produtos sem precisar sair de casa. São só alguns cliques e pronto: em poucos dias, o objeto de desejo será entregue.
Contudo, para quem está do outro lado da equação (ou seja, o vendedor), as facilidades do mundo digital trouxeram com elas uma concorrência antes inimaginável. A competição não é somente com outra loja do mesmo bairro ou cidade. Comerciantes do mundo inteiro podem ser concorrentes em potencial.
E como ser bem sucedido? Uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce é uma das mais importantes respostas. Se você quer saber como fazer marketing digital para e-commerce, confira os tópicos a seguir:
Invista em marketing de conteúdo
Há duas formas de trabalhar conteúdo para um e-commerce. A primeira delas é por meio da descrição dos produtos e a segunda é trabalhando com a crianção de conteúdos relevantes no blog da loja virtual.
Descrição dos produtos
Na maioria das vezes, o público não irá acessar seu site e procurar por um produto. Ele fará uma busca do item no Google e fazer uma comparação com os preços exibidos nos resultados.
Uma forma de garantir que sua página esteja bem posicionada é investir em excelentes descrições de produtos. Preocupe-se com as palavras chave e com otimização para as regras de SEO. Dessa forma, você terá mais chances de ser encontrado pela persona e aumentar as vendas.
Blog
O blog deve ser um centralizador de informações relevantes para a sua buyer persona. Para isso, você deve ter como objetivo se posicionar como autoridade do assunto e usar a página como uma ferramenta para atração de visitantes e conversão de leads.
Uma tendência importante é a de divulgar reviews dos produtos no blog. Pesquisas feitas pelo Convince & Convert apontam que:
- 19% dos consumidores leem reviews antes de comprar;
- 57% buscam no Google por reviews antes de comprar;
- 79% dos consumidores apreciam empresas que respondem as reviews.
Defina uma estratégia de e-mail marketing
O e-mail é um canal muito utilizado para relacionamento online. Por isso, utilizar ferramentas de automação de marketing para engajar e converter em oportunidades os leads captados com conteúdo é fundamental.
Para que sua estratégia funcione, é preciso criar fluxos de nutrição. Ou seja, definir uma jornada de compra e incentivar que o consumidor percorra o caminho trilhado.
Saber onde a audiência se encontra na jornada facilitará a atuação segmentada e potencializará os resultados.
Abuse das redes sociais na sua estratégia de marketing digital para e-commerce
Elas devem ser utilizadas como canais para a construção de um relacionamento significativo com a audiência. Faça postagens nos horários em que os usuários estão online e busque por conteúdos que promovam interação. Por isso, opte por:
- fazer enquetes;
- concursos culturais;
- compartilhe a opinião de quem já comprou;
- siga os fãs para conhecer mais sobre eles.
Peça ajuda
Se você não tem capacidade operacional, se seus resultados estão insatisfatórios ou se não está sendo fácil focar no desenvolvimento de uma estratégia digital, está na hora de pedir ajuda.
Garantir o sucesso de um e-commerce é uma tarefa de muitas etapas. Portanto, contar com o apoio de quem entende do assunto, desde a construção do site até a operação logística, é fundamental.
E então, gostou das dicas do nosso artigo? Se você quer mais orientações sobre como executar uma estratégia de marketing digital para e-commerce, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!