O e-commerce brasileiro apresentou uma taxa de abandono de carrinho de 82% em 2017. Essa é uma das taxas mais temidas pelos gestores, pois mina os esforços estratégicos do negócio e demonstra que algo está errado. Com a condição desfavorável, surgiu o remarketing, que permite reduzir esse índice de forma sensível.
A estratégia é uma das formas mais utilizadas para recuperar carrinhos abandonados pelas lojas virtuais. A pauta de hoje tem o intuito de apresentar o conceito e as técnicas de remarketing mais interessantes. Boa leitura!
O que é remarketing?
É o conjunto de estratégias para influenciar os usuários que acessaram seu e-commerce a retornar e concluir a compra. Para isso, o negócio direciona suas ferramentas de marketing, como anúncios nos buscadores, rede de displays e mídias sociais, além de e-mail marketing e outras mídias.
O intuito é estimular o retorno do consumidor, daí a necessidade de uma abordagem nesse sentido. O negócio também pode oferecer condições atraentes, como descontos e frete grátis, e ainda apresentar produtos relacionados aos que foram visualizados.
Seu funcionamento está ligado aos cookies do visitante da página, que constituem um código que armazena informações, como o endereço de IP, páginas visitadas etc. Elas ficam armazenadas, e a loja virtual consegue identificar os usuários e ter seus dados, a exemplo dos produtos visualizados e daqueles que foram adicionados no carrinho abandonado, mesmo que não haja cadastro.
A partir daí, é possível aplicar as técnicas de remarketing específicas para cada um desses visitantes, de acordo com seu comportamento no website. Além de aumentar as chances de conversão, o remarketing aumenta o reconhecimento da marca, atrai mais leads para o e-commerce, aumenta as chances de fidelização, indicações etc.
Como é possível aplicar o remarketing?
O primeiro passo é entender os motivos que fizeram o cliente não comprar e desenvolver o plano para os principais. Entre eles, podemos citar:
- informações desencontradas;
- frete caro;
- ausência de desconto real;
- formulários muito extensos;
- formas de pagamento pouco versáteis;
- falta de preparação para a compra;
- distração ou esquecimento do cliente.
Ao identificarem os motivos que levaram à desistência, os gestores já podem traçar um planejamento e utilizar uma das seguintes ferramentas:
Google Adwords
Essa é a principal forma de remarketing, pois, assim que o usuário sair do site, fizer uma pesquisa ou acessar outro site da rede de displays do Google, ele já poderá ser exposto a um anúncio com a sua marca ou com os produtos que visualizou.
A vantagem é que a ferramenta permite a criação de listas e anúncios específicos para remarketing.
Facebook Ads
É a ferramenta de anúncios do Facebook e tem um funcionamento semelhante ao do Google Adwords, apresentando recursos para ações de remarketing.
E-mail marketing
É indicado apenas aos usuários que assinaram a newsletter e ofereceram seus e-mails para receber novidades sobre a marca. Caso eles se sintam incomodados com o envio do e-mail, o efeito pode ser o contrário, e o e-commerce pode perder uma oportunidade futura.
Quais métricas acompanhar para o remarketing funcionar?
É importante mensurar os esforços da sua estratégia. Para isso, utilize algumas das métricas a seguir:
- taxa de cliques (CTR): refere-se à proporção dos usuários que clicaram no anúncio em relação à quantidade de vezes que foi exibido;
- custo por clique (CPC): trata-se do valor investido por clique;
- ROI (Retorno sobre o Investimento): é o valor investido dividido pelo custo do investimento.
Analisando os resultados conquistados, é possível aperfeiçoar as ações e torná-las mais precisas. Com entendimento e estudo, é viável tomar decisões adequadas, desenvolvendo campanhas de remarketing de sucesso, capazes de gerar mais conversões e conquistar clientes para o e-commerce.