Um dos motivos do comércio virtual ter se popularizado é o preço mais baixo em relação ao comércio físico. Esse costuma ser o diferencial de mercado de muitos e-commerces, que acabam por focar no custo menor. Mais do que um fator para trazer clientes, a precificação para a loja virtual permite ao negócio se posicionar no mercado, adentrar novos nichos de ação, demonstrar sua credibilidade, entre outros benefícios.
Isso é bastante relevante, do ponto de vista estratégico, e requer atenção dos gestores. Afinal, não se pode definir preços muito baixos para não gerar desconfiança ou não conseguir manter o negócio. Além disso, também não se deve fixar em um valor muito alto, a fim de não espantar o público.
Continue lendo o post e veja quais pontos levar em consideração.
O que é preciso levar em conta quando precificar para loja virtual?
Basicamente é preciso se atentar aos itens abaixo.
Contabilize despesas fixas e variáveis
O preço de venda deve ser o suficiente para cobrir os custos de aquisição, operação e gerar lucro. Do contrário, não faz sentido manter o negócio. O passo inicial é entender todos os seus custos, listá-los e, a partir daí, definir um lucro que valha a pena o esforço despendido nas operações.
Acompanhe o exemplo abaixo relacionado a cada unidade vendida:
- Custo de Mercadoria Vendida (CMV) = R$ 50,00
- Custo para aquisição do cliente (marketing e atendimento) = R$ 5,00
- Custo transacional/financeiro = R$ 8,00
- Frete = R$ 0 (cliente arca)
- Impostos = R$ 8,00 (Simples Nacional)
- Mão de obra de funcionários = R$ 10,00
- Outras despesas = R$ 2,00
- Lucro desejado = R$ 15,00
- Preço de venda = 50 + 5 + 8 + 8 + 10 + 2 + 15 = R$ 98,00
Nota-se que o preço do produto é a soma de todos os custos em relação à unidade, incorridos em sua venda, acrescido do lucro desejado. Você pode adotar outras fórmulas, de acordo com suas necessidades e potencialidades do negócio.
Monitore a concorrência
Monitorar a concorrência não quer dizer que você tenha copiá-la, mas, sim, entender quais critérios adota. Isso implica prever a quantidade aproximada que se está adquirindo. Nesse contexto, presume-se que, quanto maior a quantidade, mais barato o custo de aquisição.
A concorrência tem muito a dizer em relação à precificação, mas o principal ponto, aqui, é descobrir formas de reduzir os custos inerentes às suas operações para tornar seus processos mais eficientes. Dessa forma, o seu e-commerce se mostra mais competitivo e cria uma reputação.
Leve em conta o valor agregado
O valor agregado é o valor adicional referente a um recurso ou sensação despertada, que faz aquele produto ou marca se destacar. Também é uma forma de se posicionar em um mercado ao adentrar um nicho específico, que está disposto a pagar um pouco mais para ter um produto melhor ou de uma marca reconhecida.
Uma empresa especializada ou agência pode auxiliá-lo na tarefa de precificar para loja virtual, oferecendo consultoria para adequação dos valores. Além disso, pode auxiliar quanto a outros fatores fundamentais para negócio se destacar, ser mais competitivo e gerar resultados expressivos. Daí a importância de se considerar a ajuda de profissionais externos.