Na era tecnológica, o aumento de busca por produtos através de lojas digitais tem se tornado cada vez mais relevantes e o consumidor brasileiro está participando ativamente deste mercado. Em uma pesquisa feita pela Ebit em parceria com a Elo, somente no primeiro semestre de 2018 em torno de 24,7 milhões de pessoas no Brasil realizaram ao menos uma compra online.
Existe uma grande disputa no momento de apresentar seu produto sabendo que milhares de outros usuários podem estar oferecendo o mesmo, com variedades no preço. Mas com algumas dicas, pode crescer significativamente no alcance das buscas e tornar-se um grande vendedor.
Neste artigo falaremos em específico da plataforma Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina que serve como catálogo para vendedores exporem seus produtos digitalmente e montarem seu próprio e-commerce. O site conta com mais de 211 milhões de usuários e mais de 10 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. Saiba agora como utilizá-la para expandir seus negócios.
Seja direto sobre o que está vendendo
Para ser um vendedor de sucesso, é necessário se colocar no lugar do comprador. Quando buscamos um produto, desejamos ter a resposta mais rápida possível e que seja completa em todas as suas características. Vamos usar como exemplo uma peça eletrônica, a placa de vídeo. Na descrição do produto deve estar descrita de forma clara e objetiva todas as especificações oferecidas, como a marca da fabricante, memória de vídeo, clock do GPU, clock da memória, largura de banda e assim por diante. Opte também por usar uma imagem ilustrativa para a boa apresentação do objeto e também deixe disponível imagens orgânicas do produto em mãos.
Ao estar fazendo uma pesquisa, o usuário se sentirá mais seguro se o produto apresentado condizer com a realidade, evitando possíveis falsificações.
Utilize um anúncio para todo o estoque
Caso possua mais de um produto que está sendo vendido, não crie diversos anúncios pensando que isso aumentará sua visibilidade. Um comprador sente confiança quando adquire algo que já foi vendido diversas vezes. Além disso, o Mercado Livre irá perceber seu destaque nas vendas e por si só impulsionará a publicação.
Seja sempre atencioso aos seus clientes
Como vendedor, deve saber que os clientes significam tudo para que a loja tenha sucesso, e os mesmos apreciam um tratamento especial na hora da compra, especialmente em lojas digitais onde não há um contato humano. Sempre responda a todos os comentários, se eles forem negativos mantenha a postura profissional e reflita sobre como melhorar o ponto apresentado pelo usuário. Para as sugestões, analise-as e veja se irão contribuir para seu negócio. É importante lembrar que é necessário agradecer em todas as ocasiões, não somente em elogios, pois de alguma forma durante as críticas, aquele cliente espera que você ofereça o melhor de seu serviço para vir a consumir pela primeira vez ou comprar novamente.
Durante o processo de compra, esteja junto do comprador. Tenha um contato direto para solucionar todas as dúvidas que venham surgir. Um ótimo aplicativo que pode ajuda-lo nessa etapa é o WhatsApp Business, seus recursos auxiliam a identificar os clientes através de etiquetas, em seu perfil pode descrever toda a loja e também dará mais credibilidade por seu profissionalismo.
Seja rígido nas datas
O que mais incomoda o comprador é seu produto estar atrasado na entrega. Claramente não temos controle sobre as agências de correio, mas devemos estar atentos para postar os objetos o quanto antes após a confirmação do pagamento, prezando pela qualidade das embalagens para que não ocorram problemas durante o envio.
Peça a avaliação dos compradores
Esta etapa é de extrema importância para coloca-lo no topo das pesquisas e também faz de você um MercadoLíder – título para vendedores com excelentes notas em suas vendas, disponibilizando maior prioridade nos anúncios, serviços personalizados e apoio do próprio Mercado Livre para o gerenciamento de sua loja.
Os requisitos para ter esse reconhecimento são rígidos, envolvendo o total de vendas realizadas, o lucro, e o mais importante: a margem de reclamações e vendas canceladas, não devendo ultrapassar, consecutivamente, 1% e 5% no total de suas vendas.
Sempre que finalizar uma venda, contate o comprador para que deixe um comentário relatando a experiência e deixando uma nota para o atendimento. Sua reputação como vendedor é o que te define no marketplace, siga todas as dicas e deixe sua marca registrada, impulsionando cada vez mais suas vendas e tornando seu negócio um ecommerce de sucesso!
Agora que tem as dicas necessárias para utilizar o Mercado Livre, saiba como funciona a jornada de compra dos clientes em nosso artigo!
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