Na era das redes sociais, é de extrema importância estar inserido ao menos nas principais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Para impulsionar ainda mais seu negócio, deve se atentar primordialmente ao Instagram devido ao número de usuários que utilizam o aplicativo todos os dias. De acordo com a empresa, são mais de 1 bilhão de contas ativas no mundo, o Brasil conta com 64 milhões desta estimativa.
Existem métodos que podem influenciar o aumento de visibilidade de sua página, separamos estas dicas para você neste artigo.
Defina seu perfil como comercial
Diferente de um perfil pessoal, este formato apresenta algumas utilidades que servirão muito bem para acompanhar o desenvolvimento da página. Você poderá conferir o alcance de suas publicações, a quantidade de vezes que foram vistas, a atividade de seus seguidores (quantas vezes acessam o app no dia), cliques na bio, número de usuários que salvaram um post seu e dados demográficos dos seguidores. Deve reunir todas essas informações para lapidar seu conteúdo, a forma que irá apresenta-lo e quando apresentar.
Utilize o Instagram Shopping
Criado para facilitar o comércio na rede social, o Instagram Shopping permite inserir preços e outras funções em seus produtos, direciona o cliente para a sua loja virtual e insere o botão de compra no perfil. Além de aumentar a possibilidade de vendas, reduz possíveis questionamentos que atrasem uma compra, por exemplo, saber o preço do objeto.
Insira as hashtags para promover seu negócio
São ótimas por funcionarem como um sistema de buscas. Caso um usuário deseje adquirir um produto específico, por exemplo, um tênis, e buscar através da hashtag #tenis, o app automaticamente apresentará todas as publicações em que ela está inserida. É comum utilizar hashtags com o nome do seu comércio, o produto que está sendo apresentado e alguns derivados como o que ele é e qual sua finalidade. Usando o exemplo do tênis, vamos dizer que seja direcionado para maratonas, as hashtags poderiam ser #seucomercio #tenis #maratona #vestuario. Utilizar esse recurso de forma aleatória não trará mais resultados, foque em apresentar somente o necessário.
Saiba o melhor horário para suas publicações
A cada minuto uma enxurrada de conteúdo inédito é inserido no app, é preciso utilizar o tempo a seu favor. Observe o horário de pico da atividade do seu público alvo e programe seu conteúdo para ser publicado nesta parte do dia, quando o acesso for em maior quantidade. Conseguirá ter melhor aproveitamento tanto no feed como nos stories.
Utilize todas as ferramentas de publicações
Um usuário que acessa ao menos uma vez por dia a rede social, têm contato direto com todos os formatos que podem ser apresentados no feed e nos famosos stories. No momento que estiver desenvolvendo um post para seu feed, deixe a imaginação fluir sobre como poderia torna-lo mais atrativo, tente passar sua mensagem através de várias fotos com o formato carrossel – quando diversas fotografias são publicadas em apenas uma postagem, ao invés de criar um mosaico, o app faz com que o usuário deslize a imagem para o lado para observar a próxima – assim pode “quebrar” a mensagem em diversas frases e instigar a curiosidade.
Vídeos curtos e boomerangs também são bem-vindos para complementar a mensagem na descrição do post. É importante ressaltar que textos muito longos podem causar cansaço e desistência nos leitores, por isso priorize pelas fotos e vídeos para atrair a atenção do usuário que está passeando no feed.
Caso tenha interesse em gravações um pouco mais longas que o permitido nas publicações e stories, o IGTV é uma ótima solução. Abrindo espaço para conteúdos de até 60 minutos, essa ferramenta do Instagram expande ainda mais sua possibilidade de conversar com os seguidores e desenvolver uma relação mais próxima.
A sua melhor amiga será os stories. Em uma média divulgada pelo Instagram, são mais de 290 milhões de usuários ativos somente neste canal. É a ferramenta perfeita para criar chamadas, divulgar produtos, anunciar promoções, e caso possua o selo de verificação do Instagram, há a possibilidade de inserir o link direto para seu site através da função “arraste para cima”. Caso contrário, pode pedir para que o confiram em sua bio.
Além disso, existem pequenos utensílios que podem ajudar a gerar uma interação maior entre a marca e o cliente, como o teste: uma pergunta com quatro alternativas.
A enquete: votação simples entre duas opções. O bate-papo: criar uma conversa em grupo através do stories.
As perguntas: os usuários podem mandar perguntas que podem ser respondidas tanto em um novo stories ou diretamente na caixa de mensagens, comumente chamado de direct.
O adesivo de intensidade: pode ser útil para saber o quanto os clientes gostam de seus produtos ou serviços, por exemplo.
Tendo em mente todos os recursos comerciais que o Instagram oferece, deixe sua página sempre atualizada para aproveitar o máximo possível o potencial de alcançar novos seguidores.
Com essas dicas, saiba mais sobre o que levar em consideração ao precificar sua loja virtual! Confira aqui
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58 thoughts on “Dicas para bombar seu e-commerce usando o Instagram”