Entender bem o funcionamento da própria empresa e de tudo que a cerca é fundamental para que o negócio tenha sucesso. Na Internet, isso é ainda mais necessário, uma vez que a concorrência é grande. Por isso, aplicar a análise SWOT no e-commerce pode ser uma ótima ferramenta para aumentar as vendas.
Neste post, você verá o que é a técnica de análise SWOT e quais são as melhores dicas para colocá-la em ação. Quer estruturar melhor seu negócio? Veja agora o que fazer. Boa leitura!
O que é a técnica de análise SWOT?
SWOT é uma sigla, em inglês, para quatro palavras:
- forças (Strenghts);
- fraquezas (Weakness);
- oportunidades (Opportunities);
- ameaças (Threats).
Para reorganizar a sigla, no Brasil, algumas pessoas denominam-na de FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades).
Ela é um tipo de análise utilizada para fazer o planejamento estratégico das instituições e projetos, uma vez que realiza um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que está próximo da empresa. Dessa forma, o empreendedor tem base para formular as melhores estratégias de marketing e gestão com mais propriedade e segurança.
Com o fim da análise, é criada a matriz, chamada de Matriz SWOT. Ela auxilia a empresa a identificar quais são os principais fatores que devem ser considerados dentro e fora da instituição que exigem atenção. Assim, é útil em vários tipos de negócio, incluindo o e-commerce que, normalmente, possui uma grande variedade de concorrentes.
Como aplicar a análise SWOT no e-commerce?
Veja as práticas para usar a estratégia para o benefício empresarial
Monte a matriz
Faça uma tabela em uma planilha com 3 linhas e 3 colunas (pode ser em um editor de texto ou de planilhas, ou mesmo em um papel). Nela, os aspectos internos (provenientes da loja virtual) e externos (que a empresa não pode controlar) devem ser divididos. Além disso, liste quais são os pontos positivos e negativos. Por fim, organize a tabela de acordo as palavras da sigla.
Trace as forças
Quais são os pontos de destaque da sua loja? Lembre-se que eles estão em aspectos internos, ou seja, podem ser controlados pelo seu negócio. Alguns exemplos de forças para a análise em um e-commerce são:
- condições atraentes para envio e pagamento;
- preço competitivo;
- domínio do produto;
- investimento em tecnologias novas;
- inovação;
- posicionamento de marca;
- atendimento ao cliente (como omnichannel);
- experiência de uso ou de acesso (como site responsivo).
Escreva as fraquezas
Da mesma forma, considere, ainda dentro dos aspectos internos, quais são as fraquezas. Elas são pontos em que a instituição pode melhorar e cuja melhora está sob o controle da empresa. Exemplos são:
- as situações opostas ao que foi citado em forças;
- falta de qualificação da equipe;
- problemas de estoque;
- prazos perdidos;
- baixa preparação do lojista;
- plano de negócios confuso.
Considere as oportunidades
Já nos aspectos externos, liste as oportunidades que o cenário exterior demonstra. Lembre-se de que esses pontos não estão no controle da instituição, mas podem impactá-la de forma positiva. Fatores macroambientais, como legislação, política, economia e tecnologia devem ser considerados, bem como os microambientais, como parceiros, fornecedores e consumidores.
Para ficar mais claro, algumas oportunidades são:
- aumento de salário dos clientes;
- diminuição dos impostos para matéria-prima ou venda dos produtos da empresa;
- modificações benéficas na legislação;
- diminuição da concorrência;
- lançamento de tecnologias que podem ser usadas pelo estabelecimento.
Liste as ameaças
Por fim, as ameaças também são fatores externos. Devem ser analisados como os fatores micro e macroambientais influenciam negativamente a organização e podem ser classificados como ameaças, como:
- opostos citados em oportunidades;
- produtos plagiados, falsificados ou pirateados;
- catástrofes e problemas que afetam o fornecimento de produtos ou matérias-primas;
- falta de fornecedores, parceiros ou mão de obra;
- modificação nos hábitos dos consumidores.
Para aplicar a análise SWOT no e-commerce observe quais são as estratégias que podem ajudá-lo a se preparar para enfrentar as ameaças, bem como as ações que podem fazê-lo aproveitar as oportunidades. Além disso, identifique o que pode ser feito para destacar o potencial e diminuir as fraquezas existentes.
Agora que você viu como o SWOT pode ajudar a aumentar as conversões, confira como o funil de vendas no e-commerce pode ajudá-lo a obter melhores resultados.