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Entenda como você pode aplicar a análise SWOT no e-commerce – Levr
Quero falar com um consultor!

Entenda como você pode aplicar a análise SWOT no e-commerce

Entender bem o funcionamento da própria empresa e de tudo que a cerca é fundamental para que o negócio tenha sucesso. Na Internet, isso é ainda mais necessário, uma vez que a concorrência é grande. Por isso, aplicar a análise SWOT no e-commerce pode ser uma ótima ferramenta para aumentar as vendas.

Neste post, você verá o que é a técnica de análise SWOT e quais são as melhores dicas para colocá-la em ação. Quer estruturar melhor seu negócio? Veja agora o que fazer. Boa leitura!

O que é a técnica de análise SWOT?

SWOT é uma sigla, em inglês, para quatro palavras:

  • forças (Strenghts);
  • fraquezas (Weakness);
  • oportunidades (Opportunities);
  •  ameaças (Threats).

Para reorganizar a sigla, no Brasil, algumas pessoas denominam-na de FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades).

Ela é um tipo de análise utilizada para fazer o planejamento estratégico das instituições e projetos, uma vez que realiza um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que está próximo da empresa. Dessa forma, o empreendedor tem base para formular as melhores estratégias de marketing e gestão com mais propriedade e segurança.

Com o fim da análise, é criada a matriz, chamada de Matriz SWOT. Ela auxilia a empresa a identificar quais são os principais fatores que devem ser considerados dentro e fora da instituição que exigem atenção. Assim, é útil em vários tipos de negócio, incluindo o e-commerce que, normalmente, possui uma grande variedade de concorrentes.

Como aplicar a análise SWOT no e-commerce?

Veja as práticas para usar a estratégia para o benefício empresarial

Monte a matriz

Faça uma tabela em uma planilha com 3 linhas e 3 colunas (pode ser em um editor de texto ou de planilhas, ou mesmo em um papel). Nela, os aspectos internos (provenientes da loja virtual) e externos (que a empresa não pode controlar) devem ser divididos. Além disso, liste quais são os pontos positivos e negativos. Por fim, organize a tabela de acordo as palavras da sigla. 

Trace as forças

Quais são os pontos de destaque da sua loja? Lembre-se que eles estão em aspectos internos, ou seja, podem ser controlados pelo seu negócio. Alguns exemplos de forças para a análise em um e-commerce são:

  • condições atraentes para envio e pagamento;
  • preço competitivo;
  • domínio do produto;
  • investimento em tecnologias novas;
  • inovação;
  • posicionamento de marca;
  • atendimento ao cliente (como omnichannel);
  • experiência de uso ou de acesso (como site responsivo).

Escreva as fraquezas

Da mesma forma, considere, ainda dentro dos aspectos internos, quais são as fraquezas. Elas são pontos em que a instituição pode melhorar e cuja melhora está sob o controle da empresa. Exemplos são:

  • as situações opostas ao que foi citado em forças;
  • falta de qualificação da equipe;
  • problemas de estoque;
  • prazos perdidos;
  • baixa preparação do lojista;
  • plano de negócios confuso.

Considere as oportunidades

Já nos aspectos externos, liste as oportunidades que o cenário exterior demonstra. Lembre-se de que esses pontos não estão no controle da instituição, mas podem impactá-la de forma positiva. Fatores macroambientais, como legislação, política, economia e tecnologia devem ser considerados, bem como os microambientais, como parceiros, fornecedores e consumidores.

Para ficar mais claro, algumas oportunidades são:

  • aumento de salário dos clientes;
  • diminuição dos impostos para matéria-prima ou venda dos produtos da empresa; 
  • modificações benéficas na legislação;
  • diminuição da concorrência;
  • lançamento de tecnologias que podem ser usadas pelo estabelecimento.

Liste as ameaças 

Por fim, as ameaças também são fatores externos. Devem ser analisados como os fatores micro e macroambientais influenciam negativamente a organização e podem ser classificados como ameaças, como:

  • opostos citados em oportunidades;
  • produtos plagiados, falsificados ou pirateados;
  • catástrofes e problemas que afetam o fornecimento de produtos ou matérias-primas;
  • falta de fornecedores, parceiros ou mão de obra;
  • modificação nos hábitos dos consumidores.

Para aplicar a análise SWOT no e-commerce observe quais são as estratégias que podem ajudá-lo a se preparar para enfrentar as ameaças, bem como as ações que podem fazê-lo aproveitar as oportunidades. Além disso, identifique o que pode ser feito para destacar o potencial e diminuir as fraquezas existentes.

Agora que você viu como o SWOT pode ajudar a aumentar as conversões, confira como o funil de vendas no e-commerce pode ajudá-lo a obter melhores resultados.

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