O estoque parado na loja virtual não é algo positivo, tendo em vista que os recursos empregados não retornam e não geram capital. Uma boa gestão evita que os itens fiquem parados, acarretando prejuízo para o negócio. Nesse sentido é importante saber como agir, estabelecendo medidas preventivas.
No post de hoje vamos apresentar estratégias que ajudam a reverter esse cenário e evitar que ocorra novamente. Boa leitura!
Faça um bom diagnóstico
O diagnóstico é uma análise dos itens que formam o estoque, do período de vendas, do giro de produtos, preferências e necessidades dos clientes, entre outros fatores importantes para traçar estratégias de escoamento. O primeiro passo é levantar o prazo limite que a mercadoria pode ficar estocada e agrupar os itens de acordo com os seguintes padrões:
- sazonalidade;
- margem de lucro;
- preço médio;
- peso e medidas (por conta do valor do frete);
- melhor negociação com fornecedor e demais pontos relevantes para o empreendimento.
A partir daí é possível empreender iniciativas de vendas de acordo com o público e suas necessidades.
Planeje promoções relevantes
Condições e preços especiais são bons atrativos para o cliente, e uma forma da loja virtual reduzir o volume do estoque. Além disso, as promoções favorecem que mais clientes conheçam a marca, comprem, se tornem fiéis e indiquem para outras pessoas. Veja os principais procedimentos para uma boa promoção para e-commerce:
- estabeleça os produtos que farão parte da promoção;
- determine objetivos e o público-alvo;
- especifique o prazo de término e crie mecanismos, como um contador, para explorar o fator imediatismo das ofertas;
- valorize os clientes fiéis, oferecendo condições ainda mais interessantes, além de criar peças publicitárias específicas para quem já comprou de você antes.
Trabalhe bem a descrição e imagem dos produtos
Em algumas situações, um produto não é tão procurado pelo consumidor por não apresentar uma descrição persuasiva e atraente; ou por conta de imagens de baixa qualidade. A sugestão é desenvolver descrições chamativas, apostar em múltiplas imagens nítidas e de diferentes ângulos. Isso pode despertar o interesse dos visitantes, aumentando as vendas dos produtos, até então parados.
Negocie com o fornecedor
Fornecedores flexíveis ajudam a manter o negócio lucrativo. Tente fazer parcerias com aqueles que renegociam bens parados por muito tempo, a partir de trocas ou recompra. Eles podem também auxiliar em ações promocionais, oferecer espaço para o estoque, entre outras iniciativas. Afinal, se o seu negócio vai bem ele sempre terá para quem vender.
Faça o cálculo de giro de estoque
Um dos pontos para facilitar a compreensão do tempo que a mercadoria está parada é o cálculo do giro de estoque. Ele permite gerenciar as saídas da loja virtual, prever demandas, analisar tendências, entre outros pontos.
Essa fórmula calcula a média do estoque existente, cujo resultado se dá a partir da soma da quantidade de produtos iniciais no período analisado pela restante ao final, dividido por 2.
O cálculo é o seguinte:
Quantidade de produtos inicial + quantidade final / 2
Supondo que a empresa venda roupas e no início do período de 30 dias possua em estoque 400 peças e ao final estava com 250 peças. Dessa forma, o cálculo seria:
400 + 250 / 2 = 325
Essa é a média de produtos; agora é necessário dividir o número de produtos vendidos pela média de estoque:
Número de produtos vendidos / Média de estoque
De acordo com o exemplo temos:
400/325 = 1,23
O resultado significa que o estoque foi renovado 1,23 vezes no período apresentado. Se o resultado for abaixo ou muito próximo de 1 a situação não está boa. Isso significa que durante o período avaliado os produtos não foram renovados.
A partir daí é empregar as sugestões apresentadas, fazer teste e medir os resultados. O estoque parado na loja virtual pode ser um problema maior se for negligenciado, pois mina os esforços de gestão e pode comprometer os recursos. No mais, boas vendas.
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