Aumentar ticket médio da loja virtual é um dos desafios da gestão. Esse indicador mede a performance nas vendas e refere-se ao valor médio gasto pelos clientes. É calculado dividindo o valor total obtido em determinado período pela quantidade de vendas concretizadas ou número de clientes.
Trata-se de uma métrica que demonstra a evolução do empreendimento, bem como sua capacidade de negociação e de gerar resultados. Continue lendo o post e veja como é possível otimizar o ticket médio do seu e-commerce. Boa leitura!
1. Ofereça produtos complementares ou superiores
São técnicas chamadas cross selling e up selling. A primeira visa estimular o cliente a adquirir um ou mais itens, além daquele que ele já está comprando. A ideia é oferecer produtos relacionados para complementar a compra.
Já o up selling estimula a aquisição de um produto semelhante, só que mais robusto, mais caro, da categoria premium ou com mais recursos.
2. Ofereça descontos progressivos
Para aquisição de mais de um item, a loja virtual pode oferecer descontos progressivos para mais itens. A prática explora o interesse dos consumidores de fazer um bom negócio, estimulando as compras por impulso. Só é preciso ter cuidado para aumentar o valor da compra e manter uma boa lucratividade.
3. Crie kits
Kits com dois ou mais itens também estimulam o cliente a gastar mais, por mostrar que ele pode economizar. Assim como o exemplo anterior, é preciso ter cuidado para não minar a lucratividade.
4. Crie anúncios que sugerem produtos em edição limitada
A técnica cria um senso de urgência que, apesar de antiga, funciona também no ambiente digital. Ocorre que as ações precisam ter uma duração curta, o que dificulta manter o aumento das vendas por um período significativo. Portanto, considere essa tática em épocas de aumento de demanda, como datas comemorativas.
5. Ofereça o frete grátis
Essa é uma questão controversa, entretanto se a estratégia for bem elaborada, o negócio não perde dinheiro e ainda consegue aumentar o ticket médio da loja virtual. O ideal é oferecer o frete grátis somente para compras acima de determinado valor e que ainda gere lucro.
6. Desenvolva programa de recompensas
Essas recompensas podem ser brindes, pontos cumulativos ou descontos para determinados produtos. A ideia é associar as recompensas à faixa de gasto no carrinho de compras ou recomendações para outros clientes. Assim, quanto mais ele gastar, maiores são recompensas e, consequentemente, aumentam as chances de fidelização e de recomendações.
7. Ofereça cupons de desconto
Cupons de desconto com data para vencer também estimulam a compra. Com o cupom em mãos, as chances de o cliente utilizá-lo, mesmo sem precisar com urgência, são grandes. Portanto, não deixe de tirar vantagem dele.
Buscar aumentar ticket médio da loja virtual é algo importante para o empreendimento. A ação permite conhecer mais sobre o comportamento do cliente, ajuda a precificar seus produtos de acordo com seu nicho de atuação, além de otimizar suas vendas. O intuito é manter o negócio em constante atualização para se adequar às preferências do consumidor.
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