Você já percebeu que alguns e-commerces são mais conhecidos do que outros, apresentam resultados mais expressivos e estão sempre na cabeça dos consumidores? Nem sempre esse reconhecimento é fruto de bons preços, mas do branding na loja virtual, que é melhor trabalhado e busca intensificar de forma positiva como os usuários a identificam.
Ficou curioso? Quer descobrir o que é branding, sua importância e como é possível melhorá-lo? Então continue a leitura e confira!
O que é branding?
Branding diz respeito à gestão da marca e todos os esforços que ela adota para se tornar mais conhecida, com uma imagem positiva e desejada pelo público. Corresponde à identidade própria e engloba a concepção da marca, ações cotidianas para fortalecer o engajamento, o marketing, entre outras estratégias.
A ideia é desenvolver práticas para que o consumidor veja a marca como ela deseja ser vista, ou seja, a percepção do público em relação à sua identidade.
Qual a importância do branding na loja virtual?
Aperfeiçoar o branding na loja virtual é extremamente importante para o reconhecimento da marca, o que ajuda a consolidá-la e a gerar resultados positivos tanto no engajamento quanto na lucratividade. Entre as vantagens estão:
- proporciona diferencial competitivo;
- reduz o custo de aquisição de clientes (CAC);
- aumenta o número de conversões;
- aumenta as vendas;
- aumenta a lucratividade;
- amplia a quantidade de recomendações e defensores da marca.
Quais práticas auxiliam na gestão da marca?
Mesmo que uma loja virtual seja nova ou antiga, sempre é tempo de trabalhar o branding. Vamos aos pontos-chave para desenvolver a estratégia:
Entenda o negócio
O passo inicial é entender o negócio, o nicho no qual está inserido e seus diferenciais. Daí a necessidade de reunir informações que auxiliem a definir quais serão as abordagens que a empresa vai focar. Comece respondendo às seguintes questões:
- O e-commerce já possui missão, visão e valores?
- Quais necessidades seus produtos resolvem?
- O que seus clientes atuais e os clientes em potencial pensam sobre a empresa?
- Como você quer que o público veja sua marca?
- Quais padrões quer que os clientes associem ao negócio?
Para respondê-las, é importante fazer pesquisas de mercado e obter o feedback dos clientes. A partir daí é possível desenvolver uma branding persona, um personagem semifictício que represente a marca, no intuito de tornar a interação com o público mais natural e intimista.
Compartilhe sua história
Os clientes gostam de histórias com as quais identificam. Eles têm mais facilidade de fazer associações e relações emocionais por meio de uma narrativa envolvente. Assim, contar sua história de forma que transmita confiança atrai o público, que se sensibiliza e lembra da marca. Contar sua história significa que você vai apresentar os seguintes pontos:
- como e por que iniciou o negócio;
- quem é você;
- qual seu papel e o que representa;
- quais bandeiras defende;
- o que é importante para a marca.
Harmonize os elementos visuais do site
Isso quer dizer que logotipo, botões, menus, fontes, cores e outros elementos visuais são desenvolvidos para que o público possa associá-los à marca. O ideal é determinar um manual de marca, com um estilo próprio, que se comunique com o público, demonstre suas qualidades e o que você representa.
Crie um diferencial
Evite o pensamento de ser igual às empresas de sucesso. O intuito do branding é tornar a marca única e diferente. Caso acredite que o mercado esteja muito competitivo, especialize-se em um nicho para apresentar suas soluções para consumidores que se identifiquem com sua proposta.
Mantenha o profissionalismo
A principal forma de trazer o público para perto é oferecendo um serviço impecável. Em meio a tantos e-commerces que produzem descrições pobres, apresentam imagens pouco nítidas, templates universais etc., uma loja virtual que busca o profissionalismo consegue “seu lugar ao sol”.
O branding na loja virtual é melhor desenvolvido quando se passa credibilidade e segurança aos usuários. Eles levam em consideração todos esses elementos e, se não se sentirem seguros, não efetuam nenhuma compra e não enxergam a marca com bons olhos. Exatamente o contrário do que se quer ao trabalhar o branding.
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