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Como o funil de vendas no e-commerce ajuda na conversão de clientes? – Levr
Quero falar com um consultor!

Como o funil de vendas no e-commerce ajuda na conversão de clientes?

Em linhas gerais, os negócios devem atrair e manter seus clientes próximos até depois de finalizarem a compra (levando em conta o pós-venda). Nesse contexto surge o funil de vendas no e-commerce, um importante instrumento que auxilia a definir as ações tomadas durante o caminho percorrido pelos consumidores.

Neste post, vamos apresentar um pouco mais do conceito e da importância do funil de vendas no e-commerce e como entendê-lo beneficia as conversões. Boa leitura!

O que é funil de vendas?

É um modelo estratégico que representa o percurso pelo qual os clientes passam desde o contato com a marca até a finalização do pedido no e-commerce. Seu intuito é identificar as etapas e definir as estratégias aplicadas nas fases facilitando o avanço dos futuros consumidores.

O funil de vendas é dividido em três partes: topo, meio e fundo. O negócio precisa desenvolver processos que conecte as três, de modo que o cliente prossiga em sua jornada naturalmente. Por estarem interligadas, a eficiência das ações é maior, o que gera mais conversões.

Como o funil aumenta as conversões?

Basicamente, a empresa deve identificar o estágio que o consumidor encontra-se no funil e determinar ações ou direcionar conteúdo conforme as características de cada fase. São elas:

Topo do funil

É a fase da descoberta, quando os visitantes tomam conhecimento que têm uma necessidade ou problema, possivelmente ainda desconhecido. Nessa etapa, ele desperta a consciência após o contato com a marca.

O papel do e-commerce é educar os usuários com conteúdos ricos, interessantes e capazes de estreitar a relação. É nessa fase que e-books, infográficos, blogposts, webinars e outros formatos de conteúdo são utilizados como “moeda de troca” para que os usuários assinem formulários para receber mais informações. O visitante passa a ser um lead e avança para a próxima etapa do funil.

Meio do funil

O meio do funil serve para o reconhecimento do problema e a consideração de uma possível solução. Os leads buscam resolver suas necessidades, mas provavelmente ainda não sabem como fazê-lo.

O e-commerce deve agir com informações técnicas e sugestões a partir de um conteúdo que visa amadurecer e qualificar os leads entre aqueles que estão mais propensos a comprar e os que não estão. É o momento de prepará-los para o passo seguinte do funil.

Fundo do funil

É o estágio da decisão de compra, quando os leads qualificados se tornam oportunidades, pois estão prontos para uma abordagem mais direta. Isso porque a relação de confiança está fortalecida, e o negócio pode oferecer a ele uma solução para seu problema.

Como uma agência de marketing pode auxiliar nesse processo?

Trabalhar o funil de vendas permite que diferentes áreas trabalhem em conjunto para conquistar os clientes. Uma agência especializada consegue alinhar as expectativas e as ações de times de venda e marketing, apresentando soluções para cada um dos estágios em que os leads se encontram.

Além do conhecimento acerca das práticas mais eficientes, ela auxilia na estratégia inteira reunindo informações e estreitando processos. A ideia é se unir para criar meios que ajudem a entender o comportamento do consumidor e, a partir daí, desenvolver estratégias que façam com que eles deem o passo seguinte.

O funil de vendas no e-commerce é um mecanismo fundamental, principalmente quando suas etapas funcionam de maneira integrada. Muitas vezes, um olhar externo é o que o negócio precisa para utilizar essa potencializar o uso dessa ferramenta.

Quer saber mais sobre como uma agência de marketing pode auxiliar nos resultados do seu e-commerce? Entre em contato com a R2 e veja as possibilidades!

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