A escolha dos fornecedores para loja virtual pode ditar o sucesso ou fracasso do negócio. Ocorre que a parceria impacta diretamente nos resultados, tanto positivamente quanto negativamente, acarretando desde altos custos até a falta de produtos em momentos importantes para o empreendimento.
Daí a necessidade de pesquisar bem as opções disponíveis, avaliar condições e negociar bem, a fim de firmar parcerias sólidas, capazes de assegurar resultados sólidos. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema.
O que avaliar na escolha dos fornecedores para loja virtual?
A vantagem de atuar com o varejo na internet é que toda a transação com fornecedores pode ser feita por esse meio. Buscas aprofundadas, pesquisas de mercado, referências sobre futuros parceiros, qualidade de produtos e prazos de entrega são alguns dos pontos que podem (e devem) ser analisados.
Além deles é importante destacar os seguintes pontos, confira abaixo!
O alinhamento com os objetivos da empresa
O primeiro passo é avaliar se o fornecedor consegue atender a demanda e se sua proposta atende aos objetivos do e-commerce. Pesquisa conduzida pela Aberdeen Group, com lojistas a respeito de seus fornecedores, apontou que 77% dos entrevistados leva em conta se a marca tem capacidade de suportar ou não os objetivos da empresa.
Responda a seguinte questão: o fornecedor só quer vender ou está preocupado com a sua satisfação? Se a resposta for a primeira opção, mantenha a parceria somente se for indispensável, do contrário ele pode “deixá-lo na mão” modificando preços, portfólio, não respeitando prazos etc.
Os produtos e o valor do e-commerce
A mesma pesquisa mostrou que 68% dos gestores de e-commerce levam em consideração se o fornecedor pode aprimorar sua diferenciação competitiva. Mais do que atender as necessidades dos clientes, os produtos devem ser de qualidade, oferecer um diferencial de mercado e despertar o interesse do público.
O preço e formas de pagamento
O preço tem uma grande relevância, pois eles precisam gerar rendimentos que sustentem o negócio. Tenha em mente que há custos para manter a loja virtual funcionando, como impostos, hospedagem, marketing, entre outros. Por isso, preços e condições devem ser atrativas, capazes de atender as necessidades do empreendimento e, ainda assim, garantir uma boa lucratividade.
Procure por fornecedores flexíveis, que apresentam diferentes formas de pagamento, condições favoráveis de parcelamento, descontos por pagamento à vista ou por antecipação e demais benefícios.
A capacidade de fornecimento
Um fator importante a ser analisado é a capacidade de fornecimento, ou seja, o preparo para atender a sua demanda, além de demandas emergenciais e em períodos críticos. Alguns fatores externos podem exigir ações pontuais do parceiro, por isso ele precisa entender seus processos e apresentar soluções.
As distâncias e prazos
Um bom parceiro mantém sua pontualidade, independentemente da demanda exigida. Avalie os prazos estipulados e se estão de acordo com as operações do e-commerce. Dessa forma, não falta nada no estoque e as vendas não ficam comprometidas.
Dê prioridade aos fornecedores próximos a você, pois facilita a comunicação, a troca de informações e, em casos de problemas, o retorno será mais ágil.
Como conduzir boas negociações?
Negociar quer dizer que prazos e formas de pagamentos permitirão que a loja virtual tenha condições favoráveis para se manter no mercado. O passo inicial é desenvolver um planejamento sólido, capaz de impor suas pretensões ao fornecedor.
Procure fechar contratos em longo prazo e com mais de um parceiro. Essa medida assegura uma maior frequência de negociações, aumentando as chances de flexibilizar prazos, preços e quantidades maiores.
Busque proteger seu capital e giro com pagamentos a prazo, sempre negociando juros e taxas favoráveis. Dessa forma, você ganha maior tranquilidade e consegue lidar com imprevistos financeiros.
Além de buscar atender os pontos acima descritos, é importante ter cautela na escolha dos fornecedores para loja virtual. A negociação é o caminho para assegurar acordos interessantes e ampliar as chances de estabelecer parcerias duradouras.
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