Aumentar as vendas no Black Friday se tornou fundamental para as lojas virtuais que viram na data uma ótima ocasião. Não é por menos! Na edição de 2017, o e-commerce brasileiro faturou R$ 2,1 bilhões, mostrando que é uma das ocasiões mais importantes para o setor.
O Black Friday é uma ação de descontos adotadas por várias lojas em conjunto. Acontece na última sexta-feira de novembro, com o intuito de zerar o estoque e renová-lo para o fim de ano e ampliar as vendas. Muita vezes as ações estendem-se até o Cyber Monday, a última segunda de novembro, após o feriado de ação de graças norte – americano.
No post de hoje vamos dar sugestões de como aumentar as vendas no Black Friday. Boa leitura!
1. Analise seus dados anteriores
Se a loja virtual já participou de edições anteriores, possivelmente possui dados relacionados as vendas, conversões e comportamento do consumidor. Sua análise vai ajudá-lo a otimizar os resultados das edições futuras.
Entre os dados que servem como parâmetros estão:
- vendas concluídas;
- taxa de rejeição;
- total de acessos simultâneos;
- audiência nas redes sociais;
- conversões;
- capital gerado;
O intuito é se valer do histórico para prever ações, antecipar-se às necessidades do consumidor e estudar seu comportamento.
2. Desenvolva um plano operacional
A partir dos dados e projeções de vendas é possível desenvolver um plano operacional para que tudo funcione bem. Comece estabelecendo objetivos e aperfeiçoando processos, em especial de logística para que a entrega ocorra o mais breve possível.
3. Crie uma Pré-Black Friday
Lance uma promoção pré-Black Friday para alcançar aqueles clientes que já estão na expectativa pela data. O ideal é que a estratégia seja específica para os dias que antecedem a Black Friday, e para isso, é importante produzir anúncios e landing pages que mostram condições que não estarão disponíveis em outra data.
Além de movimentar as vendas, você vai gerar um buzz com seus clientes que pode movimentar ainda mais a data.
4. Estabeleça promoções e descontos reais
Muitas empresas aderiram ao Black Friday por conta da repercussão que se deu nas diferentes mídias, digitais ou não. Até os órgãos de defesa do consumidor passaram a monitorar se as ofertas eram mesmo reais. Por isso as lojas devem apresentar descontos reais para ter espaço e não perder credibilidade.
A ideia é que a margem de lucro seja pequena precisa ser compensada com o maior volume de vendas.
5. Publique tudo nas redes sociais
Além de publicar ofertas, procure interagir com o público e saber o que ele espera da ocasião. Responda aos questionamentos e busque criar um conceito de publicações que vão além das ofertas, dessa forma estreita a relação e as chances de aumentar o alcance da marca.
6. Aposte no remarketing
Procure passar a sensação de imediatismo das promoções nos anúncios de remarketing. O cliente tem que entender que essa oportunidade só poderá vir só no ano que vem. Atualize todas as peças gráficas, faça testes A/B e acompanhe o comportamento do cliente para realizar alterações pontuais nas abordagens.
7. Ofereça ótimo atendimento
Essa é talvez a mais importante das sugestões. Se o cliente se sentir satisfeito, mesmo em uma época de descontos, ele vai retornar, indicar para outros e com um pouco mais de sorte se tornar um defensor da marca.
Daí a importância de manter a mesma atenção que em outras ocasiões. Lembre-se que um cliente bem atendido é fundamental para aumentar as vendas no Black Friday. Além disso, é possível estreitar a relação, aumentar as chances de fidelização. No mais, boas vendas.
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