Calcular o Retorno Sobre Investimento em loja virtual é fundamental para o sucesso do negócio. Um dos dados que podem ser analisados com esse cálculo, por exemplo, é o retorno dos gastos feitos em publicidade. Uma das grandes vantagens do marketing digital é que podemos mensurar os resultados das nossas ações de forma precisa. Com isso, é possível perceber os melhores desempenhos e fazer melhorias quando um resultado não é atingido.
Muitos empreendedores que começam no e-commerce apegam-se às métricas de vaidade, como o número de acessos no site. Esse é um péssimo hábito, porque de nada adianta contar com um tráfego alto e não ver esses números convertidos em clientes. Sendo assim, faz-se necessário analisar dados relevantes para avaliar o desempenho do seu negócio on-line.
Quer saber o que é o Retorno Sobre Investimento, como calcular e analisar os resultados? Continue lendo e confira!
O que é ROI?
ROI é a sigla para a expressão Return Over Investment ou, no Brasil, Retorno Sobre Investimento. É um indicador de performance importante para qualquer negócio. Ele é utilizado para medir o custo benefício das suas ações e, assim, verificar quais atividades tiveram resultado positivo ou negativo. Podemos dizer que essa métrica está ligada à sua lucratividade.
Ao calcular o ROI em suas campanhas de marketing, você consegue enxergar quais, de fato, valeram o investimento. Desse modo, é possível escolher os melhores meios para divulgar o seu negócio ou ajustar a sua estratégia a fim de aumentar a taxa de retorno.
Como calcular o Retorno Sobre Investimento no e-commerce?
Antes de tudo, é importante frisar que os cálculos devem ser feitos para medir o desempenho das campanhas e mídias de forma separada. Assim, conseguimos identificar com exatidão o que está funcionando ou não. Se você calcular apenas o total do investimento em marketing, dificilmente conseguirá melhorar seus resultados.
A fórmula para descobrir o Retorno Sobre o Investimento é a seguinte:
ROI (%) = [(receita – valor investido) / valor investido] * 100
Se você investiu R$100,00 em anúncios patrocinados no Facebook e teve um retorno de R$300,00, por exemplo, significa que o seu ROI foi de 200%.
[(300 – 100) / 100] * 100 = 200%
Como estamos falando de uma loja virtual, é relativamente simples rastrear a origem os usuários que efetuaram as compras. O Google Analytics é, de longe, a ferramenta gratuita mais utilizada para esse propósito. Por meio dela, você ainda consegue ter acesso a outros dados, como o número de pessoas que clicaram no anúncio mas não compraram. Dessa maneira, você tem uma leitura mais precisa das informações.
Como analisar os resultados?
Obviamente, no fim das contas, o resultado deve ser positivo. No entanto, é preciso considerar a margem de lucro dos produtos anunciados. Se ela for baixa, então, é provável que seu ROI deva ter um valor elevado.
Não existe um número que sirva para todos. Enquanto para alguns, 20% pode ser considerado vantajoso, para outros, é visto como inviável. Sendo assim, é essencial que você crie metas de acordo com a realidade do seu negócio.
Feito isso, você deve comparar os ROIs de diferentes ações e ver quais são melhores para você aplicar em seu negócio. Lembre-se também de realizar testes constantes. Muitas vezes, uma campanha de links patrocinados do Google AdWords, por exemplo, pode apresentar resultados insatisfatórios devido à má utilização de palavras-chave ou descrições pouco atraentes.
Percebeu a importância do Retorno Sobre Investimento em loja virtual? É aconselhável, porém, que você verifique outros indicadores de performance constantemente, como a taxa de conversão e o custo de aquisição de clientes. Desse modo, as chances de sucesso em suas campanhas aumentam.
Quer melhorar os resultados do seu negócio on-line? Leia nosso outro artigo e confira algumas dicas para otimizar sua loja virtual!