Você sabe qual é o impacto da identidade visual do e-commerce nas vendas? Com um bom trabalho, a empresa conseguirá se portar de maneira melhor no mercado, aumentando a autoridade que ela tem e despertando as sensações e emoções que os usuários querem sentir ao comprar determinado produto.
Para ajudar a entender melhor isso, você verá neste post qual é a importância da identidade visual e do branding para uma instituição, além de compreender como o layout pode afetar os hábitos de compra dos consumidores.
Quer aumentar as vendas? Então veja como investir em branding pode ajudar! Boa leitura!
O que é a identidade visual?
Uma identidade visual empresarial está conectada com todos os recursos utilizados por uma instituição para se comunicar com o público, como:
- frases;
- imagens;
- tipografias;
- logomarcas.
Elas são úteis para comunicar a visão, missão, valores, pontos diferenciais e qualidade de uma empresa. A identidade visual é composta de elementos e formas que representam a marca de forma visual. Pode-se dizer que ela é a “cara” que uma marca tem.
Essa identidade é reconhecida fora da empresa em várias situações, como quando alguém pega um cartão de visitas, acessa seu site ou abre uma caixa contendo seus produtos. A identidade é a forma com que a marca é reconhecida, lembrada e vista pelas pessoas.
O que é branding e identificação da marca?
Branding, também conhecido como gestão de marcas, pode ser definido como uma série de ações que contribuem para a construção e estruturação de uma percepção positiva da sua empresa pelo seu consumidor. Obviamente, para que o resultado seja interessante, é necessário que as ações sejam realizadas de forma estratégica.
Correspondendo à identidade, deve contar com uma unidade nos mais variados pontos de contato com o público e ser conectada às vontades e aos interesses do público-alvo que deseja atrair. Assim, pode-se dizer que o branding é a percepção real que seus clientes têm da marca e não o que a empresa desejaria que fosse.
Por isso, é fundamental que as marcas trabalhem na gestão de suas marcas para conseguirem proporcionar experiências de consumo agradáveis aos seus clientes. Com os esforços em branding, a instituição terá maior reconhecimento e reputação para melhorar os resultados de seus negócios, diminuir eventualmente os investimentos em publicidade (em médio e longo prazo), aumentar a valorização da marca e dos produtos e melhorar a lucratividade do negócio.
Como as cores, fonte e layout impactam a experiência de consumo do usuário?
Quando se fala em identidade visual e branding, todos os detalhes podem fazer a diferença. Mesmo questões que não parecem fundamentais — como a fonte e o layout de um site — serão úteis para que um cliente compre ou não os produtos da sua loja virtual.
Cada detalhe deve ser pensado para que o consumidor se sinta mais confortável e com vontade de realizar a compra. Ou seja, as cores escolhidas devem aguçar o desejo do usuário de realizar a ação de compra, de acordo com o tipo de negócio desenvolvido pela empresa.
Escolher a fonte adequadamente significará que o leitor terá maior facilidade de leitura. Da mesma forma, o layout mais adequado para o negócio é aquele que representa as ideias empresariais de forma clara, objetiva e concisa. Dessa forma, não há um modelo ideal geral, mas aquele que será mais bem-avaliado pelo seu público.
De acordo com pesquisa feita pela Dynatrace, para 88% dos consumidores é essencial que eles tenham passado por uma boa experiência para voltarem à página. Ou seja, cada elemento do e-commerce é fundamental para que o usuário volte e realize suas compras ou desista delas.
Contar com uma empresa especialista em identidade visual do e-commerce é fundamental. Esse investimento aumenta as chances de que sua empresa se consolide no mercado não só no presente, mas também no futuro. Para tanto é fundamental que você procure por profissionais que tenham expertise na área.
Entre em contato agora mesmo conosco e saiba como podemos ajudar você a melhorar as vendas e a percepção da sua marca.