O Natal é, indiscutivelmente, uma ótima data para o comércio eletrônico nacional. Em 2017, o setor faturou R$ 8,7 bilhões no período, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Ocorre que mesmo em períodos de instabilidade econômica, os brasileiros tendem a presentear. Assim, cabe aos lojistas buscar formas para aumentar as vendas do e-commerce no Natal.
No post de hoje, vamos apresentar sugestões de como se beneficiar da data e obter bons rendimentos. Boa leitura!
1. Revise o histórico
Não só o histórico de vendas como também as métricas do ano anterior, como quantidade de acessos, horários de maior audiência, conversões, entre outros dados que auxiliem a entender as demandas de fim de ano. Avalie principalmente os produtos que foram mais vendidos e os que apresentaram maior lucro.
O passo seguinte é pesquisar se as palavras-chave relacionadas a esses produtos ainda estão em alta. O ideal é utilizar ferramentas como o Keyword Planner e desenvolver uma lista de palavras e termos que o seu público buscaria no Google, de acordo com os produtos em estoque.
2. Defina metas
Definidas as metas, busque encaminhar os processos e ações para alcançá-las. Aumentar as vendas é a mais comum, mas existem outros pontos que podem ser enfatizados, como:
- aumentar o número de conversões;
- tornar a marca mais conhecida;
- aumentar a comunidade de seguidores nas redes sociais;
- atrair novos consumidores;
- aumentar o ticket médio;
- encorajar consumidores antigos a comprarem mais.
3. Crie um senso de urgência
Para aumentar as vendas do e-commerce no Natal, é fundamental explorar o caráter de urgência da data. Isso quer dizer que o negócio deve se valer de gatilhos mentais e linguagens persuasivas capazes de mostrar que o cliente não pode perder a chance de fazer um bom negócio.
Por exemplo, ao afirmar que os produtos da promoção estão acabando, o negócio “aciona” o gatilho mental da urgência em quem visualizar o conteúdo. O ideal é incluir cronômetros nas páginas ou determinar datas para o término das condições.
4. Faça remarketing
Uma forma de se destacar em meio às inúmeras pesquisas feitas pelos usuários é o remarketing. Trata-se de uma forma de lembrar as pessoas dos seus produtos e ofertas por meio de anúncios nas redes de displays, buscadores, redes sociais, e-mail etc. Eles redirecionam o cliente para os produtos que observou, bem como ofertas relacionadas.
Procure por boas oportunidades relacionadas aos espaços utilizados, valores de posts patrocinados e abordagens que incentivem o retorno dos possíveis clientes.
5. Esteja preparado para atender os atrasados
Muitos consumidores deixam para fazer as compras nos 10 últimos dias que antecedem o Natal. São muitos os potenciais clientes, mas o e-commerce precisa estar preparado para atendê-los. É fundamental dinamizar a logística especialmente para essa parcela do público, os incentivando com sorteios, avisos de promoção de última hora, descontos especiais etc.
6. Atenda bem
Independente do canal utilizado pelo cliente, busque sempre integrá-los, ser ágil e prestativo. Em muitas situações, o bom atendimento é fundamental para conseguir uma venda, enquanto negligenciar esse ponto pode trazer consequências desagradáveis, principalmente em tempos de redes sociais e sites de reclamação.
Aumentar as vendas do e-commerce no Natal requer o alinhamento das estratégias, mensuração e principalmente o acompanhamento das mídias sociais. A partir dessas ações, é possível entender o que o público quer, como ele se comporta e o que espera do seu atendimento. Assim, é possível ser enfático nas ações e assegurar bons resultados na data.
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