A descrição de produtos é um fator decisivo para que o visitante da loja virtual conclua a compra. Juntamente às imagens, ela é um dos recursos que compensam o fato de o cliente não poder tocar ou avaliar o funcionamento do que está adquirindo. Daí a importância de ser atraente, completa e capaz de convencer o público das qualidades do produto/serviço oferecido.
Ocorre que surgem dúvidas no momento de produzir os textos, como o tamanho adequado, as informações a incluir, o formato, entre outras preocupações. No post de hoje vamos apresentar 6 sugestões de como encontrar o modelo ideal para o negócio e que o faça se diferenciar da concorrência. Boa leitura!
1. Foque no público-alvo
O passo inicial é entender as características, necessidades e comportamento do público. A partir daí é possível pensar no conteúdo e como as qualidades do produto podem sanar as necessidades do consumidor a que ele se destina. Uma análise do público vai ajudá-lo a definir o tipo de linguagem, quais características serão destacadas e como vai apresentá-las.
2. Defina palavras-chave relevantes
O SEO é o principal aliado do e-commerce, pois permite que usuários conheçam a sua proposta por meio dos buscadores. Por isso, é fundamental optar por palavras-chave que traduzam as características do produto. Avalie as possibilidades com ferramentas como o Google Trends e Google Keyword Planner, que apresentam o volume de buscas mensais para diferentes keywords.
Além de relevantes, as palavras-chave devem ser completas e competitivas. Por exemplo, se o produto for uma calça jeans cintura baixa, é importante trazer todas essas informações e não apenas calça jeans código 3328. Isso porque o usuário vai procurar nos buscadores por “calça jeans cintura baixa”, o que aumenta a possibilidade de clicar em uma página que tenha a palavra-chave completa e não apenas códigos.
3. Apresente os detalhes básicos e técnicos do produto
Em linhas gerais, a descrição de produtos deve responder às questões abaixo.
O que é e para que serve o produto?
Quais problemas resolve?
O que o torna diferente dos demais?
Do que é feito e de onde vem?
Como utilizá-lo?
Descreva as dimensões detalhadas, se possível, em uma ficha técnica com medidas, cores, texturas, entre outros dados indispensáveis. Se o e-commerce vende roupas, “P, M, G” não é o suficiente. Será preciso adicionar as medidas para cada parte do corpo.
4. Apresente os diferenciais
A descrição precisa destacar as características do item, seus benefícios e informações relevantes para que o usuário clique em comprar. Busque enaltecer suas qualidades, seus pontos fortes em relação aos produtos concorrentes, bem como os sentimentos que podem despertar no comprador.
5. Formate seu texto para alguém com pressa
A formatação também merece atenção. A ideia é que não seja muito longa, nem muito curta, para manter o cliente interessado. Procure seguir as seguintes sugestões:
- destaque palavras com negritos para atrair os olhos dos visitantes;
- apresente as informações em blocos pequenos, com ícones que ajudam na retenção;
- faça uso de intertítulos para que ele encontre as informações que procura rapidamente;
- utilize bullet points para agrupar as especificações do produto.
6. Seja verdadeiro
Essa é a principal dica, pois não adianta você apresentar coisas que o item não tem. Mentir faz mal para a marca, gera insatisfação no consumidor, reclamações nas mídias sociais, devoluções, entre outros problemas que ninguém quer.
Busque ser o mais verdadeiro possível na descrição de produtos, utilizando fatos e imagens reais. Muitas vezes, é só isso que o cliente procura e, se encontrar, isso fechará a compra. Por isso, cuidado com muitos adjetivos e busque sempre ser objetivo. No mais, boas vendas.
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