Em linhas gerais, o plano de negócios para e-commerce direcionará o empreendimento, estabelecendo metas, objetivos e como eles serão alcançados. Sem ele é impossível esperar bons resultados, já que para se destacar a loja precisa contar com uma estratégia eficiente, capaz de gerar leads, aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.
No post de hoje apresentaremos um pouco mais do conceito de plano de negócios, por onde começar, entre outras informações. Boa leitura!
O que é o plano de negócios para e-commerce?
É o documento que descreve os objetivos do e-commerce e quais ações devem ser feitas. Ele deve ser elaborado a partir de pesquisas e análise da viabilidade para que, dessa forma, o negócio possa se precaver de prováveis riscos e incertezas. Basicamente, quanto mais ricas e detalhadas forem as informações, maiores são as chances de acertos futuros.
O plano de negócios é utilizado para identificar falhas e restringi-las apenas ao papel, assim, elas não são colocadas em prática. Por isso, é importante realizar simulações e testes, reduzindo as possibilidades de problemas.
Os gestores devem ver o plano de negócios como uma ferramenta que pode auxiliá-los em todo o processo de planejamento e em tomadas de decisões. Portanto, é importante definir objetivos para esclarecer quais pontos o empreendimento quer chegar. É fundamental pensar em como a empresa estará daqui a 2, 5, 10 anos etc.
Por onde começar?
Pelo objetivo, pois sem ele não faz sentido planejar. O objetivo de crescimento pode estar relacionado a diferentes áreas como o aumento no número de clientes, a participação no mercado, o crescimento da margem de lucro, o reconhecimento do público, entre outros.
Não basta ter uma ideia para um bom planejamento. É fundamental pensar quais serão os produtos vendidos, qual o público-alvo, quanto espera obter com a venda e em quanto tempo espera receber o retorno do valor investido.
Vamos a algumas questões que precisam ser respondidas:
- Quais as características do nicho em que seus produtos estão inseridos?
- Qual parcela das vendas desses produtos é feita pelo e-commerce?
- Em quais regiões se concentram as pessoas que utilizam esses produtos?
- Quem são seus clientes e quais são seus hábitos de consumo?
- Como atuam seus concorrentes? Qual seu porte?
- Há restrições ou requisitos técnicos para as vendas online?
- A empresa produz ou revende o produto? Ela detém os próprios meios de logística?
- Desenvolve seu próprio site ou utiliza uma plataforma desenvolvida por terceiros?
- Quais as formas de pagamento apresentadas? São compatíveis com as demandas de mercado?
- Como será divulgada a proposta do e-commerce?
- Os envolvidos estão comprometidos com a implementação e operação do negócio?
- Quais os custos iniciais e de operação com os quais a empresa terá de arcar?
Qual o melhor modelo de plano de negócios?
Existem diferentes modelos como Canvas e 5W2H. A escolha dependerá da facilidade de uso, da familiaridade que os gestores encontram na solução e das demandas do negócio. Basicamente, os gestores transcrevem todos os pontos relacionados ao empreendimento, o que precisam e como serão conduzidos os processos.
Independentemente da opção escolhida, é importante ressaltar que o plano de negócios para e-commerce é a chave para o sucesso, principalmente, quando associado ao entendimento sobre o mercado, ao trabalho duro e à medição dos resultados.
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