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Marketing Sazonal: como aproveitar essa oportunidade no e-commerce? – Levr
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Marketing Sazonal: como aproveitar essa oportunidade no e-commerce?

O marketing sazonal foca seus esforços no volume de vendas que variam conforme a época do ano, em especial nas datas comemorativas e nas estações. O e-commerce também pode criar oportunidades de venda durante esses períodos, desenvolvendo estratégias e campanhas capazes de expandir seus resultados, gerando mais conversões.

Continue lendo o post, entenda como aumentar as vendas com o marketing sazonal e saiba quais as práticas mais eficientes e os erros comuns vivenciados nessa época. Acompanhe!

Determine as datas com antecedência 

O passo inicial de uma campanha de marketing sazonal é definir quais datas podem apresentar resultados mais expressivos. Isso requer um conhecimento sobre o público-alvo e sobre como ele se comporta. Dessa forma, é possível entender quais momentos estratégicos terão maior adesão dos consumidores.

Definidas as datas, é hora de planejar as ações a partir do levantamento de ideias que desencadeiam condições especiais, preços e promoções. Também é importante pensar em formas de divulgação que impactem o público.

Erro: fazer análises superficiais para escolher as datas e definir as ações. Suas decisões devem ser pautadas em dados, em ações passadas e no comportamento dos seus clientes. Dessa forma, é possível desenvolver uma comunicação clara, objetiva e eficiente, além de antecipar problemas que podem acontecer.

Adote uma mensagem para as campanhas

É importante definir uma mensagem que descreva o que a empresa quer passar naquele momento. O ideal é definir uma história que se encaixe na jornada de compra do consumidor. Para isso, é essencial estabelecer quais sentimentos, sensações e emoções você gostaria de despertar no cliente, bem como as ações realizadas após as interações com a campanha.

Essa mensagem precisa ajudar o negócio a atingir seu objetivo, além de encantar seus clientes e fazer com que eles sejam convertidos (façam alguma ação ou compra).

Erros: não definir uma mensagem ou conceito para a campanha ou definir uma mensagem muito superficial, que não impacta o público.

Seja previsível

A sazonalidade, diferentemente de outras apostas, permite ter um calendário previsível. Todo ano existe dia das mães em maio, natal em dezembro etc. Em outras palavras, os gestores sabem quantos meses faltam até a data esperada, o que é fundamental para organizar a estratégia com antecedência.

Em linhas gerais, os consumidores aguardam novidades em alguns períodos. Por exemplo, no começo do ano, já esperam por campanhas de volta às aulas. Essa previsibilidade condiciona o mercado e pode ser usada de forma inteligente e estratégica.

Erros: não utilizar esse tempo para desenvolver boas estratégias e surpreender negativamente o público.

Tenha foco na persona

Qual persona você quer atingir? Com quem você quer conversar? Quais as necessidades dessa persona? Essas são algumas perguntas que podem ajudá-lo a definir sua estratégia e torná-la mais eficaz. O ponto a ser observado aqui é a segmentação, que deve ser feita conforme as características da data e da campanha, a fim de gerar impacto positivo.

Erros: não saber com quem está falando, atrair a pessoa errada e não fechar a venda.

Prepare-se para o aumento da demanda

De pouco adianta investir em estratégias e em ações de marketing para atrair mais visitantes e gerar conversões, se o e-commerce não está preparado para o aumento da demanda.

Isso quer dizer que o estoque precisa estar cheio, o número de colaboradores deve ter condições para atender ao aumento de pedidos e o site deve suportar o maior tráfego. Em geral, sua oferta deve suprir a demanda, caso contrário, será um tiro no pé.

Erros: não ficar atento aos mínimos detalhes e não se antecipar a eles. Um site pode receber uma quantidade enorme de visitantes e precisa se manter estável e rápido. Para isso, é importante fazer testes para evitar problemas, que podem espantar o público e gerar insatisfação.

Outro erro é não contar com profissionais para ajudá-lo a desenvolver um bom marketing sazonal. Um olhar externo permite focar em pontos que não foram vistos anteriormente, conhecer e apresentar suas ofertas a novos nichos, precificar de forma adequada etc. Uma consultoria ou uma empresa terceirizada não devem ser vistas como custo, mas sim como um investimento, capaz de trazer mais retorno do que o esperado.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.

 

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