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Jornada de compra do cliente: entenda agora como funciona! – Levr
Quero falar com um consultor!

Jornada de compra do cliente: entenda agora como funciona!

Todo negócio que se preza precisa entender a jornada de compra do cliente e definir processos eficientes para cada uma de suas etapas.

Os gestores têm uma ferramenta importante para aprender com seu público, seu comportamento e necessidades. Dessa forma, é possível agir para que os consumidores sigam o caminho até finalizar a compra. 

Neste post, entenda mais sobre o conceito e veja quais etapas compõem a jornada do consumidor!

O que é jornada de compra do cliente?

A jornada de compra é o caminho que seu cliente percorre desde o momento em que teve seu primeiro contato com a marca até a finalização da compra.

Basicamente, ela se divide em três etapas:

  • aprendizado e descoberta — é a fase em que o usuário ainda não sabe que tem um problema;
  • reconhecimento — nessa fase, ele já sabe que tem um problema ou necessidade;
  • consideração — quando ele busca soluções para o seu problema e considera algumas opções;
  • decisão da compra — fase final, em que o consumidor encontra uma solução para a sua necessidade e fecha a compra.

Como agir em cada etapa?

Essas etapas exigem abordagens diferentes, capazes de impactar o usuário para que siga em frente. A seguir, veja os principais pontos que merecem consideração.

Aprendizado e descoberta

O consumidor ainda não tem interesse pela marca ou produto. Nesse estágio, o intuito é despertar a atenção dele, fazendo-o perceber que necessita de algo.

Imagine que você tenha uma empresa de roupas e acessórios, e Marta vai a um casamento no fim do mês. Ela ainda não sabe do que precisa, mas não pode ir com roupa comum à cerimônia. Sua marca pode utilizar dois caminhos: utilizar publicidade paga nos mecanismos de buscas, ou produzir conteúdo relevante para o blog.

Marta está no topo do funil de vendas, e esse conteúdo tem o intuito de trazê-la para próximo da sua marca.

Reconhecimento

Esse estágio visa fazer com que o consumidor perceba que tem um problema. A ideia é desenvolver estratégias para que ele encontre suas soluções quando começar a procurar por opções que o satisfaçam.

Ainda no exemplo anterior, Marta notou que não tem roupa para a cerimônia. Ao buscar informações, ela se deparou com a publicidade e o blog. Agora, é o momento de produzir para o meio do funil, apresentando as suas soluções.

Esse conteúdo deve trazer mais informações e fazer um link para as suas ofertas e seus produtos disponíveis.

Consideração

Esse estágio exige que você crie um senso de urgência para o consumidor, para que ele não deixe o problema para depois e procure uma solução quase que imediata.

Voltando à Marta, ela percebeu que o casamento está próximo. Porém, se comprar a roupa pela internet, ainda terá tempo de sobra para a entrega e para uma possível troca, se necessário. 

Nesse momento, ela está no fundo do funil — e você pode apresentar suas soluções.

Decisão

Nesse estágio, é preciso mostrar os diferenciais da sua solução para convencer o consumidor de que você tem a escolha certa para ele. É o momento de apresentar suas vantagens e o valor agregado de seus produtos.

Marta se interessou por alguns vestidos, e está pesquisando mais sobre eles e suas combinações. Um bom conteúdo seria uma comparação dos seus produtos com o dos concorrentes, apresentando looks e celebridades com modelos semelhantes.

Como entender a jornada de compra do seu cliente?

O primeiro passo é pesquisar e acompanhar as métricas do seu negócio, para identificar quem é seu público-alvo e definir a persona — que vai trazer informações semi-ficcionais daquele que seria seu cliente ideal. 

Para evitar achismos, realize pesquisas de opinião que validem suas hipóteses, bem como a coleta de dados para desenvolver ações para cada estágio da jornada de compra do cliente. Lembre-se de que esse é um processo contínuo para aperfeiçoar a estratégia e, assim, obter resultados mais expressivos.

Gostou deste texto? Então, aproveite e veja como o funil de vendas ajuda na conversão de clientes!

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