O Chatbot para ecommerce se mostrou uma ferramenta indispensável, capaz de trazer mais agilidade na forma como as empresas lidam com seu público. Trata-se de uma programação que simula a conversa humana em um chat, respondendo a dúvidas frequentes em um diálogo pré-definido.
Os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, mantendo múltiplos atendimento sem a necessidade de um atendente. E esse tipo de comunicação tende a expandir. A Gartner projeta que em 2020, 85% da relação entre empresas e clientes ocorrerá sem a interação com humanos.
Continue lendo e conheça outras vantagens e como utilizar os chatbots em benefício do negócio.
Como utilizar o chatbot para e-commerce?
As funcionalidades do chatbot permitem criar oportunidades que melhoram a experiência do usuário. Entre as ações que podem ser conduzidas podemos destacar:
Agilizar a compra e evitar o abandono de carrinhos
Muitas das causas do abandono de carrinho é a falta de informação e demora em responder os questionamentos do cliente. Com os chatbots o e-commerce pode reduzir essas possibilidades, acompanhar a jornada do cliente e intervir nas etapas do processo que causam o abandono.
Quando o cliente se sente bem informado, seguro e sente que está sendo bem atendido, as chances de concluir a compra aumentam sensivelmente.
Otimizar a demonstração de produtos
O bot consegue entender as informações passadas pelo cliente e a partir daí afunila as opções de itens ou serviços que mais se encaixam naquele perfil. Dessa forma, você apresenta o carrossel de produtos que atenda as expectativas do consumidor, aumentando as possibilidades de conversão.
Dar assistência à navegação
As ações do usuário que navega pelo e-commerce é acompanhado pelo bot, que tem autonomia para direcionar a ele seções, produtos, formas de pagamentos, entre outros pontos que intensificam a experiência do usuário. A ideia é tornar a navegação do consumidor mais rápida, agradável e intuitiva.
Reconhecer clientes recorrentes
Essa é uma função que atende principalmente e-commerces que oferecem produtos ou serviços na compra recorrente. Petshops, cuidados pessoais, farmácias e outros nichos podem se beneficiar “treinando” seus bots para reconhecer clientes recorrentes.
Ele pode acessar o site, receber uma mensagem para que repita a compra anterior ou complementá-la com itens relacionados.
Oferecer formas e facilidades para o pagamento
Chatbots presentes nas redes sociais oferecem várias opções de pagamentos na própria plataforma, sem a necessidade de redirecionamento para o site ou intermediador de pagamentos. São amplas formas de pagamentos que podem ser oferecidas como cartões de crédito, boleto e etc.
Coletar dados
Os dados relacionados ao público-alvo da companhia permite aperfeiçoar a estratégia, tornando-a mais focada nas necessidades dos seus consumidores. Trata-se de uma forma dinâmica e natural de obter informações relevantes. Diferente dos formulários monótonos para essa tarefa.
Quais as vantagens do chatbot para o e-commerce?
Mencionamos o fato de manter o atendimento constante como uma das vantagens dos chatbots. Além disso, é possível destacar:
Redução de custos — chatbots representam uma economia para o e-commerce, uma vez que será necessário comprometer menos tempo dos atendentes, que podem se ocupar com os atendimentos que realmente demandam atenção especial.
Personalização no atendimento — sistemas de chatbot processam grandes quantidades de informação, resultando em um atendimento personalizado e assertivo.
Maior comodidade — chatbots auxiliam o cliente durante todo o processo de compra, desde a pesquisa, passando pelo pagamento até a entrega. Tudo sem ter que perder tempo navegando no site para procurar uma solução.
Crescimento das vendas — A comodidade que os sistemas trazem têm um grande peso nas interações com o cliente e como consequência nas vendas. Soluções rápidas, atendimento personalizado e a certeza que a empresa está preocupada com o bem-estar do consumidor são determinantes para trazer bons rendimentos ao e-commerce.
Como visto o chatbot para ecommerce é fundamental para os resultados positivos. O usuário ganha tempo, conhece a marca, conhece seus atrativos e muitos mais. O que são grandes atrativos para que continuem comprando, se aproximem mais da marca e indiquem a outros clientes a boa experiência que teve.
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