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Como utilizar o chatbot para ecommerce e alavancar as vendas? – Levr
Quero falar com um consultor!

Como utilizar o chatbot para ecommerce e alavancar as vendas?

O Chatbot para ecommerce se mostrou uma ferramenta indispensável, capaz de trazer mais agilidade na forma como as empresas lidam com seu público. Trata-se de uma programação que simula a conversa humana em um chat, respondendo a dúvidas frequentes em um diálogo pré-definido.

Os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, mantendo múltiplos atendimento sem a necessidade de um atendente. E esse tipo de comunicação tende a expandir. A Gartner projeta que em 2020, 85% da relação entre empresas e clientes ocorrerá sem a interação com humanos.

Continue lendo e conheça outras vantagens e como utilizar os chatbots em benefício do negócio.

Como utilizar o chatbot para e-commerce?

As funcionalidades do chatbot permitem criar oportunidades que melhoram a experiência do usuário. Entre as ações que podem ser conduzidas podemos destacar:

Agilizar a compra e evitar o abandono de carrinhos

Muitas das causas do abandono de carrinho é a falta de informação e demora em responder os questionamentos do cliente. Com os chatbots o e-commerce pode reduzir essas possibilidades, acompanhar a jornada do cliente e intervir nas etapas do processo que causam o abandono.

Quando o cliente se sente bem informado, seguro e sente que está sendo bem atendido, as chances de concluir a compra aumentam sensivelmente.

Otimizar a demonstração de produtos

O bot consegue entender as informações passadas pelo cliente e a partir daí afunila as opções de itens ou serviços que mais se encaixam naquele perfil. Dessa forma, você apresenta o carrossel de produtos que atenda as expectativas do consumidor, aumentando as possibilidades de conversão.

Dar assistência à navegação

As ações do usuário que navega pelo e-commerce é acompanhado pelo bot, que tem autonomia para direcionar a ele seções, produtos, formas de pagamentos, entre outros pontos que intensificam a experiência do usuário. A ideia é tornar a navegação do consumidor mais rápida, agradável e intuitiva.

Reconhecer clientes recorrentes

Essa é uma função que atende principalmente e-commerces que oferecem produtos ou serviços na compra recorrente. Petshops, cuidados pessoais, farmácias e outros nichos podem se beneficiar “treinando” seus bots para reconhecer clientes recorrentes.

Ele pode acessar o site, receber uma mensagem para que repita a compra anterior ou complementá-la com itens relacionados.

Oferecer formas e facilidades para o pagamento

Chatbots presentes nas redes sociais oferecem várias opções de pagamentos na própria plataforma, sem a necessidade de redirecionamento para o site ou intermediador de pagamentos. São amplas formas de pagamentos que podem ser oferecidas como cartões de crédito, boleto e etc.

Coletar dados

Os dados relacionados ao público-alvo da companhia permite aperfeiçoar a estratégia, tornando-a mais focada nas necessidades dos seus consumidores. Trata-se de uma forma dinâmica e natural de obter informações relevantes. Diferente dos formulários monótonos para essa tarefa.

Quais as vantagens do chatbot para o e-commerce?

Mencionamos o fato de manter o atendimento constante como uma das vantagens dos chatbots. Além disso, é possível destacar:

Redução de custos   chatbots representam uma economia para o e-commerce, uma vez que será necessário comprometer menos tempo dos atendentes, que podem se ocupar com os atendimentos que realmente demandam atenção especial.

Personalização no atendimento  sistemas de chatbot processam grandes quantidades de informação, resultando em um atendimento personalizado e assertivo.

Maior comodidade  chatbots auxiliam o cliente durante todo o processo de compra, desde a pesquisa, passando pelo pagamento até a entrega. Tudo sem ter que perder tempo navegando no site para procurar uma solução.

Crescimento das vendas  A comodidade que os sistemas trazem têm um grande peso nas interações com o cliente e como consequência nas vendas. Soluções rápidas, atendimento personalizado e a certeza que a empresa está preocupada com o bem-estar do consumidor são determinantes para trazer bons rendimentos ao e-commerce.

Como visto o chatbot para ecommerce é fundamental para os resultados positivos. O usuário ganha tempo, conhece a marca, conhece seus atrativos e muitos mais. O que são grandes atrativos para que continuem comprando, se aproximem mais da marca e indiquem a outros clientes a boa experiência que teve.

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