Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/load.php on line 760

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/theme.php on line 2354

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/grupor36/public_html/levr/wp-includes/formatting.php on line 4819
Descubra como fazer um controle de estoque eficiente no seu e-commerce – Levr
Quero falar com um consultor!

Descubra como fazer um controle de estoque eficiente no seu e-commerce

Ter uma loja virtual proporciona inúmeras vantagens para quem deseja expandir os negócios ou até mesmo começar uma empresa do zero. No entanto, quando o empreendedor começa a colocar o plano em prática, surgem algumas dificuldades. Um dos questionamentos mais comuns é: como fazer um controle de estoque?

Essa é uma questão bastante pertinente, afinal, caso não haja qualquer controle, você corre o risco de ficar sem produtos essenciais no estoque ou com itens encalhados — o que gera um enorme prejuízo. A boa notícia é que existem algumas práticas que facilitam esse processo.

Quer conhecer as principais dicas de como fazer um controle de estoque eficiente no seu e-commerce? Continue lendo e confira!

Invista em tecnologia

Hoje, com tantas ferramentas tecnológicas à disposição, não há razões para ficarmos presos no tradicional caderninho. Ao automatizar o controle de estoque por meio de softwares, você otimiza o seu tempo e diminui drasticamente as chances de erro.

Nesse caso, o fator humano entra para analisar os relatórios fornecidos pela ferramenta e, assim, tomar as melhores decisões com base nos dados. De nada adianta ter informações precisas em mãos e não fazer o bom uso delas.

Escolha bem os seus fornecedores

Um erro ainda muito cometido é escolher os fornecedores apenas com base nos preços. Há diversos fatores que devem ser levados em consideração, como a reputação da empresa e o prazo de entrega — e isso deve estar presente no seu plano de negócios.

Uma boa parceria elimina a necessidade de estocar mercadorias em grandes quantidades e seus clientes não ficam na mão. É claro que você deve fazer um planejamento levando em conta possíveis imprevistos. Contudo, esse tipo de situação deve ser exceção e nunca uma regra.

Crie padrões e regras para a organização

Além de documentar a entrada e saída de produtos, é fundamental organizar o estoque de modo que seus colaboradores consigam executar suas funções sem dificuldades. Para isso, você deve separar os itens por categoria. Assim, não há riscos de eles não serem encontrados.

O ideal é que os produtos de maior giro sejam posicionados próximos à área de transporte, deixando-os mais acessíveis. Também é preciso ficar de olho na data de validade para garantir a correta rotatividade e evitar perdas.

Faça uma previsão de demanda

Não é necessário ter uma bola de cristal para saber a quantidade de mercadorias que devem ser compradas em determinado período. Se você tem tudo documentado, basta analisar essas informações. Dessa maneira, você evita a escassez ou altos estoques.

Portanto, analise o histórico de vendas, observando a performance de cada produto em diferentes intervalos de tempo. É importante que você crie um gráfico e faça um monitoramento constante para não ter surpresas lá na frente.

Integre os departamentos da empresa

Todos os setores devem trabalhar em conjunto para garantir um controle de estoque eficiente. Se o time de vendas identifica uma alta inesperada na procura por um produto específico, por exemplo, essa informação deve chegar até o departamento de compras.

Uma dica para melhorar a comunicação interna é apostar em uma ferramenta de service desk. Isso evita que as solicitações fiquem perdidas, pois todos os pedidos são encaminhados para os setores corretos e todas as informações ficam registradas no software.

Saber como fazer um controle de estoque é indispensável se você pretende otimizar a sua loja virtual. Existem diferentes métodos para isso e apenas conhecendo as características de cada um será possível definir a melhor saída para o seu caso. O mais importante é dominar as ferramentas que você tem em mãos e contar com bons parceiros.

Gostou do post e deseja ter acesso a mais conteúdos como este? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *