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Qual a importância do SEO para o e-commerce? Entenda melhor aqui! – Levr
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Qual a importância do SEO para o e-commerce? Entenda melhor aqui!

De acordo com o SEO Trends, um estudo sobre o marketing digital brasileiro, 53% das empresas que investem em SEO conquistaram resultados “muito positivos”. A pesquisa, consequentemente, mostra também a importância do SEO para o e-commerce — em especial para o aumento das conversões e, claro, das vendas.

Quando combinada com marketing de conteúdo, a técnica torna-se ainda mais eficiente para atrair o público, convertê-los em leads (possíveis clientes que demonstraram interesse no seu produto ou marca) e gerar vendas, além de outros objetivos secundários. Continue lendo o post, entenda mais sobre o tema e sobre como começar sua estratégia.

O que é e qual a importância do SEO para o e-commerce?

Search Engine Optimization é uma metodologia que reúne técnicas para melhorar o posicionamento de um site ou página nos resultados naturais dos buscadores. Para isso, uma das estratégias eficazes é trabalhar produzindo conteúdo nas páginas, criando blogs e trabalhando redes sociais.

Funciona da seguinte forma: quando um usuário faz alguma busca no Google, por exemplo, uma série de resultados são apresentados — alguns mais relevantes que os outros. Eles apareceram lá porque os “robôs” do buscador levaram em consideração as palavras-chave e a relevância do conteúdo.

Em geral, a loja virtual que produz conteúdo interessante e de qualidade tem mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados das buscas, o que aumenta a possibilidade de gerar visitas e conversões.

As conversões acontecem quando um usuário executa determinada ação, seja um clique, baixar algum material, seguir nas redes sociais, assinar a newsletter ou comprar um item, por exemplo.

O trabalho do marketing de conteúdo aliado ao SEO, nesse sentido, permite que o e-commerce “converse” com seu cliente, estreite sua relação com ele, demonstre sua autoridade no nicho de atuação e, principalmente, torna sua marca conhecida pelo público.

Quais as práticas mais eficientes para reforçar o SEO em um e-commerce?

Não basta produzir textos, postar imagens, transmitir lives ou desenvolver workshops. Essas ações devem ser pensadas para chegar ao público-alvo, aumentando, assim, o número de clientes da empresa.

Criar uma persona

A persona é um personagem fictício descrevendo o cliente ideal, trazendo suas principais características daquela pessoa a quem seus produtos atendem perfeitamente às necessidades. Todos os seus esforços de marketing (e não só o SEO) devem ser direcionados a essa persona que você desenvolveu.

Veja um pequeno exemplo para um e-commerce de suplementos alimentares.

Ricardo, 30 anos, advogado, treina cinco vezes por semana. Ricardo está sempre atualizado quanto aos principais lançamentos de suplementos. Não faz dieta, mas tem uma alimentação regrada.

Definir palavras-chaves

Palavras-chave são os termos pesquisados pelos usuários nos buscadores. A definição deve levar em consideração a relevância, dados sobre as palavras-chave com auxílio de ferramentas como o Google Trends, o número de palavras e o tipo de busca. Veja os os tipos:

Busca de Atalho

São buscas em que o usuário usa palavras-chave já tendo em mente o que quer, como nome de um site, marca ou endereço.

Buscas Informacionais

São buscas cujo intuito é encontrar informações, com resultados associados a conteúdo, como por exemplo “qual o melhor suplemento para ganho de massa?” ou “como malhar o tríceps corretamente?”.

Buscas Transacionais

São buscas para encontrar um produto ou serviço, como “comprar suplemento”, “preço da Albumina”, etc.

Otimizar o conteúdo na descrição de produtos

A otimização do conteúdo nas páginas refere-se ao uso de padrões para os textos, imagens, vídeos e demais formatos adotados no intuito de melhorar o posicionamento e gerar conversões. Trata-se de um recurso que ser usado principalmente nas descrições, da seguinte forma:

  • títulos interessantes e completos;

  • subtítulos padronizados;

  • palavras-chave relevantes em harmonia com o conteúdo;

  • parágrafos curtos;

  • uso de listas (bullet points);

  • imagens e vídeos nomeados com palavras-chave e palavras associadas;

  • informações relevantes e informativas, inclusive na meta descrição.

Há uma grande importância do SEO para o e-commerce. Por isso, se há pouca experiência ou os resultados não estão aparecendo, a melhor alternativa é procurar profissionais especializados no assunto. Uma agência de marketing digital pode auxiliá-lo na estratégia, apresentando soluções capazes de ampliar a presença digital da marca.

Gostou do que leu e quer saber mais? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.

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