Alavancar as vendas online é o desejo de toda marca, não é mesmo? Entretanto, para que isso aconteça, é necessário conhecer bem o consumidor. Dessa forma, será possível implementar algumas das principais tendências de vendas digitais.
Uma delas é o marketing de conteúdo para e-commerce. Com ele é possível impressionar e atrair pessoas que tenham o perfil da instituição, aumentando o número de vendas realizadas. Neste post, você entenderá qual é a importância de adotar esse método e verá quais são as melhores práticas.
Quer vender mais? Então confira o que fazer para divulgar sua loja. Boa leitura!
O que é marketing de conteúdo para e-commerce?
No e-commerce, marketing de conteúdo é a estratégia de mostrar ativamente preocupação com o público-alvo da marca, tanto com os principais problemas que ele enfrenta, quanto com os sonhos e desejos que ele tem para o futuro. Ou seja, é a possibilidade de se tornar uma autoridade no mercado em que atua.
Os consumidores esperam por marcas que possam ajudá-los a dar os próximos passos para ter uma vida melhor, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Quando isso acontece, eles se relacionam melhor com a marca e tendem a recomendá-la para seus amigos e familiares.
Quais são as boas práticas de marketing de conteúdo para e-commerce?
Veja agora como produzir conteúdos impactantes para seu público.
Aliar textos e imagens
Ao produzir seu conteúdo, uma estratégia interessante é apelar tanto para o visual quanto para o conteúdo (texto) preparado. Isso é feito incluindo imagens interessantes e coerentes com o assunto. Dessa forma, várias pessoas podem se interessar pelo post por meio do conjunto visual empregado.
Usar perguntas frequentes
As perguntas e respostas são uma maneira direta de tirar as principais dúvidas dos consumidores. Para tanto, você pode usar dúvidas reais que são enviadas diariamente por e-mail, WhatsApp ou, até mesmo, presencialmente.
O que vale é tentar se antecipar ao consumidor. Assim, ele tomará decisões mais pensadas, diminuindo o risco de ele se arrepender posteriormente ou escolher um item que não está adequado às suas expectativas.
Criar conteúdo relevante
Um dos pilares do marketing de conteúdo é a criação de conteúdo relevante. Isso significa que o material deve ser útil para o consumidor. De forma prática, ele deve:
- alertar;
- ensinar;
- ajudar a escolher;
- mostrar prós e contras.
Ou seja, a maior parte dos conteúdos deve falar sobre os desejos e problemas dos seus consumidores e não sobre a marca ou determinado produto. Caso contrário, será apenas uma propaganda comum. Para fazer isso, é necessário conhecer a fundo o seu público-alvo.
Escolher palavras com estratégia
Ao escolher os temas a serem produzidos, é interessante pensar como o seu público pensa. É preciso saber quais termos eles normalmente usam, por exemplo. Esse cuidado será benéfico tanto para conseguir fazer um conteúdo relevante, quanto para estar nas primeiras posições do Google. Para conseguir fazer isso, há ferramentas interessantes como o Keyoword Planner.
Usar diferentes formatos
Para finalizar, aposte em diferentes formatos. Os vídeos, por exemplo, têm se tornado uma das sensações da Internet. Quanto mais variadas forem suas postagens, maior será a chance do seu público se engajar com o conteúdo criado.
O marketing de conteúdo para e-commerce é importante desde o início do processo de vendas. Inicialmente, deve-se fazer com que o consumidor descubra que tem alguns problemas que podem ser resolvidos. Depois, é possível mostrar que determinados itens podem resolver a dificuldade. Por fim, a estratégia consegue mostrar quais são os melhores produtos para aquela pessoa, auxiliando na tomada da decisão.
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