Promoções para e-commerce são essenciais para qualquer negócio digital, mas será que elas realmente dão resultado? Esse questionamento está presente na cabeça de muitos lojistas, pois alguns entendem que ofertas podem gerar prejuízos por causa das condições oferecidas, além do investimento realizado na própria promoção. Porém, isso nada mais é do que uma lenda.
Ao contrário do que se pensa, as ofertas trazem benefícios como extensão do alcance da sua marca, obtenção de novos consumidores e, ainda, aumento das vendas. Então, para que você possa utilizá-las no seu negócio de maneira eficiente, neste post, mostramos 5 extraordinárias ideias de promoção para loja virtual que de fato funcionam. Confira!
1. Dia de promoção
Sabe aquele produto que seu consumidor sempre desejou, mas, por causa do preço alto, ele não adquiriu? Ou aqueles clientes que procuram por benefícios no momento da compra? Pois saiba que o dia de promoção é uma data única em que todos podem visitar seu e-commerce e encontrar descontos incríveis.
Como é uma ideia particular, a data pode ser definida por você. Pode ainda ser simbólica, como o aniversário do seu negócio, ou estratégica, como naquele período do ano em que as vendas costumam não ir tão bem.
De qualquer modo, é essencial publicar a promoção com antecedência, pois assim sua audiência se preparará financeiramente para as compras. Para isso, utilize os canais disponíveis: newsletter, sites, redes sociais, entre outros.
2. Frete grátis
O frete pode ser um dos fatores que mais têm impacto na finalização da compra, visto que, em alguns casos, o valor pago para entregar o produto pode ser maior do que o próprio item, e isso afasta os clientes.
Um modo de fazer com que essas mercadorias possam ser consumidas pelos usuários é oferecer frete grátis. Mas calma, é aconselhável definir um valor ou número mínimo de itens que precisam ser adquiridos para que a promoção seja válida.
Além de estabelecer as regras básicas, pode-se determinar quais categorias ou produtos estão habilitados para receber o benefício. O mais importante é fazer com que as informações estejam claras e acessíveis para que problemas não surjam no futuro.
3. Promoção exclusiva para redes sociais
Independentemente do seu nicho de atuação, ter presença nas redes sociais é um ponto crucial na sua estratégia de marketing. Isso porque o engajamento é um dos principais fatores relacionados à situação de que quanto mais interações suas postagens tiverem, mais visibilidade você conquistará com elas. Então, por que não presentear essas pessoas que interagem?
4. Desconto para produtos selecionados
Uma das ideias de promoção mais utilizadas nas lojas virtuais é ofertar descontos em forma de porcentagem. Contudo, ao contrário da Black Friday, na qual os descontos são mais expressivos e podem chegar a 75% ou 90%, geralmente, as diminuições às quais os negócios de pequeno porte costumam alcançar é 10%, enquanto os maiores oferecem descontos de 30% como vantagens para aumentarem as compras.
5. Brinde na compra de determinado produto
Essa ideia de promoção para loja virtual pode ser usada em produtos que têm uma saída menor em relação aos outros. Suponha que seu e-commerce é de artigos de decoração, e um determinado modelo de cortina está com um grande estoque. Nesse contexto, você poderá oferecer suportes de cortinas exclusivos como brinde na compra desse produto.
As ideias de promoção para loja virtual que foram citadas ao longo deste artigo servem como orientações para aumentar tanto o engajamento nas redes sociais quanto suas vendas. Além do aumento de faturamento, elas podem ajudar a expandir o alcance que seu negócio tem, apresentando-se assim como uma grande vantagem em médio ou longo prazo.
Esperamos que este post tenha sido útil para você. Aproveite que está por aqui e compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dessas dicas valiosas!