Saber divulgar loja virtual nas redes sociais é uma prerrogativa para o sucesso de qualquer e-commerce. Afinal, o poder delas é gigantesco quando o assunto é se conectar com a audiência e não é novidade que Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram estão onipresentes no dia a dia da sociedade do século XXI.
Com a tendência de as marcas começarem a usar as mídias sociais para vender os seus produtos, você sabe qual é a melhor forma de fazer a divulgação de uma loja virtual? Veja os tópicos a seguir e descubra.
Produza conteúdo de qualidade
Para que as pessoas sigam a rede social e compartilhem seus conteúdos é preciso oferecer informação relevante para a audiência. Para isso, é importante entender o que interessa para a buyer persona do seu negócio. As pessoas compartilham conteúdo pelos seguintes motivos:
- mostrar quem elas são para os outros;
- levar conteúdo relevante, informativo e de entretenimento para conhecidos, amigos e familiares;
- desenvolver e manter os relacionamentos;
- disseminar informações que as tocam e as interessam.
Conhecer os quatro pontos acima sobre a sua audiência irá ajudar a produzir conteúdo de qualidade que engaje, atraia e mantenha seguidores. Ao saber o que o seu público gosta, lembre-se:
- compartilhe boas notícias, pois elas têm um desempenho melhor do que assuntos negativos;
- preocupe-se com a estética dos seus posts. Foque no headline e estruture o conteúdo como uma pirâmide invertida: tudo que for fundamental deve estar no topo;
- reaja rapidamente e esteja sempre atento ao mundo que está ao seu redor para não perder oportunidades de conteúdo relevantes;
- invista no apelo emocional;
- preocupe-se em contar uma história.
Engaje sua audiência
As redes sociais só vão funcionar por meio de relacionamentos significativos com o público alvo. Independentemente da rede social escolhida, é preciso garantir que as taxas de conversão estejam sempre subindo.
Para isso, o tom de voz da marca nesses canais deve ser leve e o usuário precisa sentir uma conexão com quem ele está se relacionando. Algumas dicas para conseguir isso são:
- poste fotos do dia a dia da sua empresa;
- interaja com os seguidores. Faça perguntas, participe de discussões (no bom sentido) e faça enquetes;
- compartilhe conteúdo de fontes externas. Lembre-se que deve agregar valor para a audiência.
Siga seus fãs e colete dados relevantes
Além de fazer com que o consumidor se sinta especial, ao segui-lo você consegue algo muito importante para seu negócio: informação. Você saberá o que eles fazem, por onde andam, que lugares frequentam, do que gostam, do que não gostam, suas preocupações e seus relacionamentos.
Aproveitar todos os dados que a rede social oferece ajuda a criar estratégias eficazes de marketing digital, sendo uma excelente forma de garantir que a divulgação do seu e-commerce nas redes socais seja bem-feita.
Crie reviews dos seus produtos
Um dos principais conceitos que levam ao sucesso de um e-commerce nas redes sociais é o social proof, ou seja, validação social. O termo significa, de forma simples, comprovar por meio da validação dos outros que os produtos/serviços adquiridos são de qualidade e valem a pena.
Uma boa forma de conseguir isso é divulgar nas redes sociais análises/reviews dos produtos. Assim, quem está em dúvida se compra ou não ficará mais propenso a tomar uma decisão.
Gostou das dicas? Saber divulgar loja virtual nas redes sociais é fundamental para o aumento das conversões e das vendas. Para acelerar ainda mais os resultados é preciso também desenvolver um ótimo plano de negócios. Não sabe como? Acesse o post e descobrir.